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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOURA, Alexandre Varão-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:48:46Z-
dc.date.available2019-11-13T17:48:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOURA, Alexandre Varão. A inserção de alunos do ensino médio de escolas pública de Marabá/Pa no âmbito científico acadêmico, através do subprojeto PIBID. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1022-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.titleA inserção de alunos do ensino médio de escolas pública de Marabá/Pa no âmbito científico acadêmico, através do subprojeto PIBIDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Simone Yasue Simote-
dc.description.resumoNeste trabalho foi realizado a inserção dos alunos do ensino médio de três escolas públicas do município de Marabá/PA ao ambiente científico acadêmico através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, realizado pelos 20 bolsistas/alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará –UNIFESSPA. Intervenções como este projeto na educação, tornam-se essenciais como facilitador do conhecimento dos alunos do ensino médio e aprimoramento do ensino à docência aos alunos de graduação, principalmente em nossa região onde o índice escolar é abaixo do nível nacional (MEC, 2008). Os alunos do ensino médio foram conduzidos a conhecerem a estrutura física da universidade, os laboratórios da faculdade de química e ao desenvolvimento de atividades laboratoriais relacionadas as análises físico-química e microbiológica da água, avaliação do crescimento micelial da linhagem de fúngica da folha da bananeira, extração do óleo da laranja, análise de pigmentos de pimentões por cromatografia em camada delgada e produção de repelente caseiro que posteriormente foram apresentados no III Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química – SBQ/PA realizado no município de Marabá-PA com o intuito de promover o interesse dos estudantes de Ensino Médio pela disciplina de química, pelos estudos e por uma carreira profissional acadêmica. Ao finalizar as práticas nos laboratórios aplicou-se três questionários como principal instrumento de coleta de dados para analisar a situação na qual está sendo oferecida esta disciplina nas escolas, bem como verificar o interesse dos alunos pela matéria em sala de aula antes de participarem do projeto, durante a vinda a universidade e após a conclusão das atividades experimentais apresentadas. A introdução dessa metodologia com a utilização de observações e experimentações vem despertando o interesse dos estudantes pelos conteúdos que passam a ter sentidos à natureza e à ciência que não são possíveis ao se estudar química apenas na teoria, melhorando de maneira significativa seu rendimento escolar e despertando o interesse pelos estudos acadêmicos, proporcionando grande estimulo para a busca de novas áreas de conhecimentos, novas expectativas e possibilidades para cada aluno participante. As respostas obtidas por meio dos três questionários aplicados mostraram a quantidade de benefícios em inserir os alunos do ensino médio ao ambiente acadêmico, através das práticas nos laboratórios de química. A utilização de conceitos de outras disciplinas abordadas em sala de aula e laboratórios nas aulas de química possibilitou aos alunos a compreensão, mais direcionada para o cotidiano, da importância da empregabilidade de várias disciplinas na explicação do tema abordada nos experimentos, sendo a prática laboratorial muito útil para assimilação visual dos conteúdos teóricos estudados com o exercício da prática por eles realizada. Projetos como o PIBID estimulam o ensino-aprendizado possibilitando superar barreiras enfrentadas pelo cotidiano na educação, conseguindo assim trazer melhorias significativas para o desenvolvimento da educação.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

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