Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1022
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MOURA, Alexandre Varão | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T17:48:46Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T17:48:46Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Alexandre Varão. A inserção de alunos do ensino médio de escolas pública de Marabá/Pa no âmbito científico acadêmico, através do subprojeto PIBID. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/558>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1022 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.title | A inserção de alunos do ensino médio de escolas pública de Marabá/Pa no âmbito científico acadêmico, através do subprojeto PIBID | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Simone Yasue Simote | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho foi realizado a inserção dos alunos do ensino médio de três escolas públicas do município de Marabá/PA ao ambiente científico acadêmico através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, realizado pelos 20 bolsistas/alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará –UNIFESSPA. Intervenções como este projeto na educação, tornam-se essenciais como facilitador do conhecimento dos alunos do ensino médio e aprimoramento do ensino à docência aos alunos de graduação, principalmente em nossa região onde o índice escolar é abaixo do nível nacional (MEC, 2008). Os alunos do ensino médio foram conduzidos a conhecerem a estrutura física da universidade, os laboratórios da faculdade de química e ao desenvolvimento de atividades laboratoriais relacionadas as análises físico-química e microbiológica da água, avaliação do crescimento micelial da linhagem de fúngica da folha da bananeira, extração do óleo da laranja, análise de pigmentos de pimentões por cromatografia em camada delgada e produção de repelente caseiro que posteriormente foram apresentados no III Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química – SBQ/PA realizado no município de Marabá-PA com o intuito de promover o interesse dos estudantes de Ensino Médio pela disciplina de química, pelos estudos e por uma carreira profissional acadêmica. Ao finalizar as práticas nos laboratórios aplicou-se três questionários como principal instrumento de coleta de dados para analisar a situação na qual está sendo oferecida esta disciplina nas escolas, bem como verificar o interesse dos alunos pela matéria em sala de aula antes de participarem do projeto, durante a vinda a universidade e após a conclusão das atividades experimentais apresentadas. A introdução dessa metodologia com a utilização de observações e experimentações vem despertando o interesse dos estudantes pelos conteúdos que passam a ter sentidos à natureza e à ciência que não são possíveis ao se estudar química apenas na teoria, melhorando de maneira significativa seu rendimento escolar e despertando o interesse pelos estudos acadêmicos, proporcionando grande estimulo para a busca de novas áreas de conhecimentos, novas expectativas e possibilidades para cada aluno participante. As respostas obtidas por meio dos três questionários aplicados mostraram a quantidade de benefícios em inserir os alunos do ensino médio ao ambiente acadêmico, através das práticas nos laboratórios de química. A utilização de conceitos de outras disciplinas abordadas em sala de aula e laboratórios nas aulas de química possibilitou aos alunos a compreensão, mais direcionada para o cotidiano, da importância da empregabilidade de várias disciplinas na explicação do tema abordada nos experimentos, sendo a prática laboratorial muito útil para assimilação visual dos conteúdos teóricos estudados com o exercício da prática por eles realizada. Projetos como o PIBID estimulam o ensino-aprendizado possibilitando superar barreiras enfrentadas pelo cotidiano na educação, conseguindo assim trazer melhorias significativas para o desenvolvimento da educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A inserção de alunos do ensino médio.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons