Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1057
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDORIGHETTO, Priscila Costa-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:53:45Z-
dc.date.available2019-11-13T17:53:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationDORIGHETTO, Priscila Costa. Pesquisa – ação: acompanhamento dos projetos institucionais (PIBID e PAPIM) voltados para o ensino de química. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Química, Marabá, 2013. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/165>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1057-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectIntervenção metodológicapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.titlePesquisa – ação: acompanhamento dos projetos institucionais (PIBID e PAPIM) voltados para o ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Alcy Favacho-
dc.description.resumoSegundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação deve proporcionar uma prática mais ampla do conhecimento, possibilitando ao aluno um melhor entendimento do mundo físico, principalmente contribuindo para a construção de sua cidadania. As tendências CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) trás uma ideia de promover a educação científica e tecnológica dos cidadãos, auxiliando o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade e atuar na solução de tais questões. Desta forma os trabalhos de iniciação cientifica (IC) aplicados nas escolas devem estar voltados a incentivar os alunos das escolas públicas à pesquisar, facilitando o acesso a informações científicas e a aparatos tecnológicos. O presente trabalho é o resultado de subprojetos dos Programas PAPIM e PIBID de Marabá e visou contribuir para o processo de ensinoaprendizagem dos alunos de uma escola pública com interesse pela pesquisa científica, valorizando a universidade como espaço de transformação, além do envolvimento de alunos de graduação à iniciação científica e à participação em eventos científicos divulgando tais resultados. Para tanto, alunos de quatro escolas públicas de Marabá foram selecionados e estimulados a pesquisar a respeito de projetos com assunto relacionados à Química: óleos essenciais, oxidação enzimática, acidez no leite, ácidos/bases e álcool em gasolina, sendo este último com maior enfoque. Através dos resultados preliminares foi possível observar que os alunos das escolas envolvidos apresentaram grande motivação em participação em trabalhos de iniciação científica, tendo mais interesse nas atividades escolares, além da participação dos alunos em eventos científicos com apresentação de trabalhos.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Pesquisa – ação acompanhamento.pdf6,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI