Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1057
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | DORIGHETTO, Priscila Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T17:53:45Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T17:53:45Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | DORIGHETTO, Priscila Costa. Pesquisa – ação: acompanhamento dos projetos institucionais (PIBID e PAPIM) voltados para o ensino de química. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Química, Marabá, 2013. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/165>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1057 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.subject | Iniciação científica | pt_BR |
dc.subject | Intervenção metodológica | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa científica | pt_BR |
dc.title | Pesquisa – ação: acompanhamento dos projetos institucionais (PIBID e PAPIM) voltados para o ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RIBEIRO, Alcy Favacho | - |
dc.description.resumo | Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação deve proporcionar uma prática mais ampla do conhecimento, possibilitando ao aluno um melhor entendimento do mundo físico, principalmente contribuindo para a construção de sua cidadania. As tendências CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) trás uma ideia de promover a educação científica e tecnológica dos cidadãos, auxiliando o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade e atuar na solução de tais questões. Desta forma os trabalhos de iniciação cientifica (IC) aplicados nas escolas devem estar voltados a incentivar os alunos das escolas públicas à pesquisar, facilitando o acesso a informações científicas e a aparatos tecnológicos. O presente trabalho é o resultado de subprojetos dos Programas PAPIM e PIBID de Marabá e visou contribuir para o processo de ensinoaprendizagem dos alunos de uma escola pública com interesse pela pesquisa científica, valorizando a universidade como espaço de transformação, além do envolvimento de alunos de graduação à iniciação científica e à participação em eventos científicos divulgando tais resultados. Para tanto, alunos de quatro escolas públicas de Marabá foram selecionados e estimulados a pesquisar a respeito de projetos com assunto relacionados à Química: óleos essenciais, oxidação enzimática, acidez no leite, ácidos/bases e álcool em gasolina, sendo este último com maior enfoque. Através dos resultados preliminares foi possível observar que os alunos das escolas envolvidos apresentaram grande motivação em participação em trabalhos de iniciação científica, tendo mais interesse nas atividades escolares, além da participação dos alunos em eventos científicos com apresentação de trabalhos. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Pesquisa – ação acompanhamento.pdf | 6,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons