Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Débora Cristina Pereira da-
dc.date.accessioned2020-04-28T14:25:52Z-
dc.date.available2020-04-28T14:25:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Débora Cristina Pereira da. Práticas de Leitura e Concepções de Linguagem: um estudo sobre questões de Língua Portuguesa do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2019. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1216>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1216-
dc.description.abstractThis work aims to analyze some conceptions of language e reading practices according to the Portuguese language test of ENEM (2016 and 2017). In this perspective, we considered the evaluation process in High School level through an exploratory research in relation about some questions which involve Languages, Codes and their Technologies and the Schedule of Reference of ENEM about competences and required skills of the students. In this context, the competences of the area 06 and 07 were analyzed because they are focused on the interpretation of text and reading practices. The conceptions of language were fundamental theoretical presuppositions for the development of the analyzes in this research.pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino médio – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titlePráticas de leitura e concepções de linguagem: um estudo sobre questões de Língua Portuguesa do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Gilmar Bueno-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de linguagem e as práticas de leitura que norteiam a prova de Língua Portuguesa do ENEM (2016 e 2017). Nessa perspectiva, refletimos sobre o processo de avaliação no Ensino Médio por meio de uma análise exploratória de cunho interpretativa a partir de questões aplicadas na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Matriz de Referência do Enem que compõe as competências e habilidades exigidas dos alunos. Nesse contexto, foram analisadas as competências de área 06 e 07, uma vez que estas estão voltadas para a interpretação de texto e leitura. As concepções de linguagem foram pressupostos teóricos fundamentais para o desenvolvimento das análises elaboradas nesta pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Práticas de leitura e concepções de linguagem.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI