Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorFERNANDES, Cindy Stella-
dc.creatorQUARESMA, Bruno Medeiros-
dc.date.accessioned2020-05-13T16:32:50Z-
dc.date.available2020-05-13T16:32:50Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationQUARESMA, Bruno Medeiros. DYNAMIS: jogo de tabuleiro para introdução de termodinâmica no ensino médio. 2020. 113 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Marabá, 2020. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1238>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1238-
dc.description.abstractThis work has been used to facilitate the teaching of physic, developing a methodology to improve the quality of public education, especially in the E.E.E.M. Profa. Ernestina Pereira Maia, located in Moju/PA, through an educational product in the form of a game board called DYNAMIS. Using playful methodologies such as board games, it can contribute effectively to the educational process, since they provide opportunities for interaction, reasoning, sharing and rivaling someone you see, learning to win and lose. The use of the games in the teaching-learning process allow the students to take dynamic and attractive classes. In addition, the games lead students to build their own knowledge and facilitate the assimilation of the proposed issues for physics teaching. The DYNAMIS game was created with the purpose of supporting the teaching-learning process of basic knowledge objects of Physics I and II with an emphasis on thermodynamics (calorimetry and thermometry). Direct questions were used, aiming at answers in the shortest possible time. DYNAMIS provides an agile and healthy competition among students and was developed with computer resources and easily accessible materials such as: painted wooden puppets representing five brilliant minds (Aristotle, Galileo, Newton, Faraday and Einstein), A3 paper, coated paper, printer, banner and plastic dice. The game was applied to 105 (one hundred and five) students distributed in 04 classes belonging to the 2nd and 3rd years of the educational institution and achieved an expressive result of 67% of correct answers, out of a total of 90 questions asked. DYNAMIS piqued the students' curiosity regarding the themes: brilliant minds, stars and planets. From the results achieved, it is understood that this research can be used as an aid in the teaching-learning process, since, in addition to the number of correct answers, other determining data for its implementation in teaching practices was that 81% of students attributed the concepts 9.0, 9.5 and 10 to the game and 90% answered that it can be used as a tool to facilitate the teaching of physics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio) - Estudo e ensino - Moju (PA)pt_BR
dc.subjectJogos no ensino de físicapt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectTermodinâmica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.titleDYNAMIS: jogo de tabuleiro para introdução de termodinâmica no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Fernanda Carla Lima-
dc.description.resumoO presente trabalho visou facilitar o ensino de física, promovendo uma metodologia capaz de contribuir com a melhoria na qualidade do ensino público, em especial na E.E.E.M Profa Ernestina Pereira Maia, localizada em Moju/PA, através de um produto educacional no formato de um jogo de tabuleiro denominado DYNAMIS. Lançando mão de metodologias lúdicas como jogos de tabuleiros, pode-se contribuir de forma eficaz com o processo educacional, uma vez que, oportunizam a interação, o raciocínio, o compartilhar e o rivalizar com alguém que você ver, aprendendo a ganhar e a perder. Os jogos facilitam a assimilação dos objetos de conhecimento propostos para o componente curricular física, tornando as aulas mais dinâmicas, atrativas e com participação direta dos alunos na construção do conhecimento, minimizando dessa forma as taxas de evasão e reprovação escolar, além de despertar o interesse e curiosidade dos alunos. Criou-se o jogo DYNAMIS com o propósito de dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem dos objetos de conhecimento básicos de Física I e II com ênfase em termodinâmica (calorimetria e termometria). Fez-se, o uso de perguntas diretas, objetivando respostas no menor tempo possível. DYNAMIS oportuniza uma competição ágil e saudável entre os alunos e foi desenvolvido com recursos de informática e materiais de fácil acesso como: bonecos de madeira pintados representando cinco mentes brilhantes (Aristóteles, Galileu, Newton, Faraday e Einstein), papel A3, papel couchê, impressora, banner e dado de plástico. O jogo foi aplicado para 105 (cento e cinco) alunos distribuídos em 04 turmas pertencentes aos 2º e 3º anos da instituição de ensino e alcançou o resultado expressivo de 67% de acertos, do total de 90 perguntas realizadas. DYNAMIS aguçou a curiosidade dos alunos em relação aos temas: mentes brilhantes, estrelas e planetas. A partir dos resultados alcançados compreende-se que essa pesquisa pode ser empregada como auxílio no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, além da quantidade de acertos, outros dados determinantes para sua implementação nas práticas docentes foi que 81% dos alunos atribuíram os conceitos 9,0, 9,5 e 10 ao jogo e 90% responderam que esse pode ser utilizado como ferramenta para facilitar o ensino de física.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoFísica na Educação Básicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.initialsUNIFESSPApt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DYNAMIS- jogo de tabuleiro para introdução de termodinâmica no ensino médio.pdf5,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI