Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1245
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Tecnologias e concepções de linguagem: um estudo sobre questões de Língua Portuguesa do ENEM |
Autor(es): | MACEDO, Sheila Conceição da Silva |
Primeiro Orientador: | SANTOS, Gilmar Bueno |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | MACEDO, Sheila Conceição da Silva. Tecnologias e concepções de linguagem: um estudo sobre questões de Língua Portuguesa do ENEM. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade do Sul e Sudeste do Pará, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Santana do Araguaia, 2020. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1245 >. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos por meio de um Trabalho de Conclusão de Curso acerca das relações estabelecidas entre tecnologias e as concepções de linguagem que norteiam as questões da prova de Língua Portuguesa do ENEM, edição de 2018. Nesse contexto, buscamos refletir sobre os elementos envolvidos na elaboração de questões, bem como as competências evocadas no Exame Nacional do Ensino Médio. Destarte, por meio de uma análise exploratória intentou-se investigar discursivamente as questões aplicadas na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Matriz de Referência do Enem que compõe as competências e habilidades exigidas dos alunos. Analisamos as competências de área 1 e 9, uma vez que estas estão voltadas para a interpretação de texto e práticas de leitura. As concepções de linguagem foram pressupostos teóricos fundamentais para o desenvolvimento das análises elaboradas nesta pesquisa. Por fim, observamos que a Educação Básica brasileira tem vivenciado nos últimos anos reformulações que buscam o aperfeiçoamento das avaliações em larga escala, das estruturas curriculares e dos processos de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. Este trabalho no permitiu analisar, por meio das questões de Língua Portuguesa do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, as relações estabelecidas entre práticas de leitura, concepções de linguagem e competências. |
Abstract: | The present work aims to present the results obtained through a research about the relationships established between technologies and the conceptions of language that guide the issues of the Portuguese Language Test of ENEM, edition of 2018. In this context, we seek to reflect on the elements involved in the elaboration of questions, as well as the competencies evoked in the National High School Exam. Thus, through an exploratory analysis, we tried to discuss the questions applied in the area of Languages, Codes and their Technologies and the Reference Matrix of Enem that composes the skills and skills required of students. We analyze the competencies of area 1 and 9, since they are focused on interpreting text and reading practices. The conceptions of language were fundamental theoretical assumptions for the development of the analyses elaborated in this research. Finally, we observed that Brazilian Basic Education has experienced in recent years reformulations that seek the improvement of large-scale evaluations, curriculum structures and Portuguese language teaching/learning processes. This work allowed us to analyze, through the Questions of Portuguese Language of the National High School Exam - ENEM, the relationships established between reading practices, language conceptions and competencies. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1245 |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa – Estudo e ensino Linguagens e tecnologias Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Avaliação Educacional |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SheilaTCCParfor2020.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons