Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1247
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Laboratório de recursos didáticos como intervenções para o ensino de matemática para alunos surdos |
Autor(es): | CARVALHO, Carla Cristina Coelho |
Primeiro Orientador: | COSTA, Walber Christiano Lima da |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | CARVALHO, Carla Cristina Coelho. Laboratório de recursos didáticos como intervenções para o ensino de matemática para alunos surdos. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2018. Disponível em: < http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1247> |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma pesquisa de campo e intervenção que teve como principal objetivo, auxiliar professores do IEA e professores da rede pública de Santana do Araguaia – PA, no ensino e aprendizagem dos alunos surdos, para tentar diminuir o grande índice de repetência e evasão, iniciando um laboratório de recursos didáticos como intervenções para o ensino de matemática para alunos surdos como uma solução para essa questão que vem causando preocupação na sociedade em geral. Para isso, realizamos um aprofundamento teórico sobre a educação matemática relacionada com a inclusão e o uso de recursos didáticos como uma das muitas soluções para se evitar a evasão escolar dos alunos surdos do município. Com base nos resultados obtidos, concluímos que as crianças tem mais facilidade de aprender a Libras que os adolescentes. É importante que a Libras e as práticas pedagógicas sejam inseridas desde as series iniciais e façam parte do cotidiano do educador e dos alunos para que haja comunicação a todo momento com os conteúdos básicos. Desta forma, foi possível ampliar os olhares dos professores, futuros professores e alunos, para além do conhecimento, proporcionando a formação humana, de modo que puderam pensar em questões que utilizassem a Libras, podendo exercer a inclusão de modo criativo. Como resultados, detectamos que o uso de recursos didáticos e a criação do laboratório de recursos didáticos tende a ser favorável para a educação de surdos da cidade de Santana do Araguaia. |
Abstract: | The present work consists of a bibliographical, field and intervention research that had as main objective, to help teachers of the IEA and teachers of the public network of Santana do Araguaia - PA, in the teaching and learning of the deaf students, to try to reduce the great index of repetition and evasion, initiating a laboratory of didactic resources as interventions for the teaching of mathematics for deaf students as a solution to this issue that has been causing concern in society in general. For this, we carried out a theoretical study on the mathematical education related to the inclusion and the use of didactic resources as one of the many solutions to avoid the school dropout of the deaf students of the municipality. Based on the results obtained, we conclude that children are easier to learn Pounds than adolescents. It is important that Libras and pedagogical practices are inserted from the initial series and are part of the daily life of the educator and students so that there is communication at all times with the basic contents. In this way, it was possible to broaden the views of teachers, future teachers and students, beyond knowledge, providing the human formation, so that they could think about issues that used Libras, and could exert inclusion in a creative way. As results, we detected that the use of didactic resources and the creation of the didactic resources laboratory tended to be favorable for the education of the deaf in the city of Santana do Araguaia. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1247 |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Matemática – Estudo e ensino Evasão escolar Método de projeto no ensino Surdos – Educação |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | Curso de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Carla C.C. Carvalho.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons