Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROCHA, Maria das Dores Oliveira-
dc.date.accessioned2020-05-18T20:41:38Z-
dc.date.available2020-05-18T20:41:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationROCHA, Maria das Dores Oliveira. A leitura na sala de aula do Ensino Fundamental e suas implicações. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade do Sul e Sudeste do Pará, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Santana do Araguaia, 2020. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1250 >. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1250-
dc.description.abstractReading is an essential tool for learning and acquiring the habit of reading is a very important process for intellectual development. In this sense, this work consists of discussing the importance of reading for school performance and intellectual growth. The theoretical basis was based on the authors: Silva (1993); Zilberman (1995); Bamberger (1995); Martinelli (1994); Micheletti (2002); Freire (2008); Paulino (2001); Martins (1986) and Bastos (1982). The topics covered were: definition of reading, brief history about reading and the role of reading for the student's intellectual development. The work made it possible to consider that the reading ability is fundamental for the student's school performance, but it is necessary that the teaching of reading be of responsibilities not only of the Portuguese Language teacher, but of all areas of knowledge.pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLeitura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa (Ensino Fundamental)pt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagem centrada no alunopt_BR
dc.titleA Leitura na sala de aula do Ensino Fundamental e suas implicaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Agnaldo Barros de-
dc.description.resumoA leitura é uma ferramenta essencial à aprendizagem e a aquisição do hábito de ler é um processo muito importante para o desenvolvimento intelectual. Neste sentido, este trabalho consiste em discutir a importância da leitura para o desempenho escolar e o crescimento intelectual. A fundamentação teórica deu-se a partir dos autores: Silva (1993); Zilberman (1995); Bamberger (1995); Martinelli (1994); Micheletti (2002); Freire (2008); Paulino (2001); Martins (1986) e Bastos (1982). Os temas abordados foram: definição de leitura, breve historia sobre a leitura e o papel da leitura para desenvolvimento intelectual do aluno. O trabalho possibilitou considerar que a habilidade de leitura é fundamental para o desempenho escolar do aluno, mas é necessário que o ensino da leitura seja de responsabilidades não somente do professor de Língua Portuguesa, mas de todas as pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC A Leitura na sala de aula do Ensino Fundamental e suas.pdf638,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI