Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Ivanete Cirqueira e-
dc.date.accessioned2020-05-19T20:24:36Z-
dc.date.available2020-05-19T20:24:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, Ivanete Cirqueira e. O termômetro maluco: intervenção na aprendizagem dos números inteiros do ensino fundamental. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2018. Disponível em: < http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1253>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1253-
dc.description.abstractThe research refers to the importance of the use of the crazy thermometer of whole numbers in the 7th grade classes of the Primary School of the municipal school Brother Pio Barroso in the municipality of Santana do Araguaia ¬ PA. Aiming to analyze the teaching of integers, using the game called "crazy thermometer" as an intervention. The research problem led to the following disquiet: In what dimension the intervention of the wacky thermometer, will contribute to improve performance in concepts of integers? The theoretical basis, it discusses the thoughts of some educators in relation to the playful, however they believe that its use is important to develop the logical reasoning. The application of the game "crazy thermometer" is qualitative in nature, of the descriptive and investigative type, involving the integers with a deep theoretical approach, proposing readings directed to the methodological procedures. The results identified that with the use of the game "crazy thermometer" increased the students' knowledge, learned in a coherent way allowing learning in a meaningful, dynamic and enjoyable way.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectJogos educativos e brinquedospt_BR
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleO termômetro maluco: intervenção na aprendizagem dos números inteiros do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo-
dc.description.resumoA referente pesquisa aborda a importância do uso do termômetro maluco, no ensino e aprendizagem dos números inteiros, nas turmas do 7° ano do Ensino Fundamental da Escola municipal Irmão Pio Barroso no município Santana do Araguaia – PA. Tendo como objetivo analisar o ensino dos números inteiros, utilizando como intervenção o jogo denominado “termômetro maluco”. O problema de pesquisa trouxe a seguinte indagação: Em que dimensão a intervenção do termômetro maluco, contribui para melhorar o desempenho nos conceitos de números inteiros? A fundamentação teórica discorre sobre o pensamento de alguns educadores em relação ao lúdico, acreditando que sua utilização seja importante para desenvolver o raciocínio lógico dos educando. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritivo e investigativo, envolvendo os números inteiros com uma abordagem teórica aprofundada, propondo leituras direcionadas aos procedimentos metodológicos. Os resultados identificaram que com o uso do jogo “termômetro maluco” ampliou o conhecimento dos alunos, os quais aprenderam sobre o tema de forma coerente permitindo uma aprendizagem significativa, dinâmica e prazerosa, desse conteúdo do currículo escolar do 7º ano.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ivanete Cirqueira e Souza.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI