Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1255
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A contribuição dos cadernos do Mathema no desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino dos conteúdos matemáticos |
Autor(es): | SANTOS, Neuzilene Soares dos |
Primeiro Orientador: | KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SANTOS, Neuzilene Soares dos. A contribuição dos cadernos do Mathema no desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino dos conteúdos matemáticos. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2018. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1255 >. Acesso em: |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa de conclusão de curso, cuja temática é aplicar algumas atividades da Coleção “Cadernos do Mathema” e verificar se essas são pertinentes e adequadas a serem aplicadas aos alunos das escolas do município de Santana do Araguaia-Pará. E para a realização dessa pesquisa, trabalhamos juntamente com os acadêmicos da própria Universidade da qual faço parte. Diante desse aspecto tentaremos responder a seguinte pergunta junto há alguns acadêmicos: Descobrir se os futuros professores de matemática compreendem e são capazes de organizar e produzir as atividades propostas pelo programa mensurando seus resultados. Assim objetiva-se construir potencial que possa ter impacto afetivo em praticas futuras em sala de aula. O referencial teórico consiste em um aprofundamento do tema proposto “atividades didático/pedagógicas para o ensino da Matemática”, buscando os melhores conceitos e justificativas do ponto de vista de diversos autores. A pesquisa refere-se a dados qualitativos que não procura enumerar e/ou medir os eventos estudados, nem emprega instrumental estatístico na análise dos dados. Os resultados referentes a está investigação foram obtidos através de questionários aplicados aos sujeitos de pesquisas de maneira positiva no que se refere à aplicação do lúdico na sala de aula. |
Abstract: | This work of research of conclusion of course, whose thematic one is to apply some activities of the Collection "Cadernos of Mathema" and to verify if these are pertinent and suitable to be applied to the students of the schools of the city of Santana of Araguaia-Pará. And for the realization of this research, we work together with the academics of the University of which I am part. Given this aspect we will try to answer the following question together with some academics: Find out if future mathematics teachers understand and are able to organize and produce the activities proposed by the program by measuring their results. Thus, the objective is to build potential that may have an affective impact on future practices in the classroom. The theoretical framework consists of a deepening of the theme proposed "didactic / pedagogical activities for the teaching of Mathematics", seeking the best concepts and justifications from the point of view of several authors. The research refers to qualitative data that does not seek to enumerate and / or measure the events studied, nor does it employ statistical instruments in data analysis. The results of this research were obtained through questionnaires applied to research subjects in a positive way regarding the application of play in the classroom. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1255 |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Prática de ensino Jogos educacionais Professores – Formação |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | Curso de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- NEUZILANE SOARES DOS SANTOS.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons