Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1256
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma abordagem da evasão escolar no Distrito de Barreira dos Campos no Município de Santana do Araguaia-PA. |
Autor(es): | SILVA, Rávila Figueira da |
Primeiro Orientador: | SILVEIRA, Helves Belmiro da |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SILVA, Rávila Figueira da. Uma abordagem da evasão escolar no Distrito de Barreira dos Campos no Município de Santana do Araguaia-PA. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2019. Disponível em: < http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1256 >. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho aqui apresentado, versa sobre a evasão escolar na E.M.E.F. Izabel Dias no ‘Distrito de Barreira dos Campos, município de Santana do Araguaia- Pará, problema que vem afligindo inúmeras escolas no Brasil. E nesta unidade não é diferente. A pesquisa é de caráter quantiqualitativo e traz em seu bojo o levantamento de dados nos anos de 2015 a 2017 dos discentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental anos finais de acordo aos informes em visita in loco com verificação em documentos escolares. Para maiores conhecimentos de causa, foi elaborado questionário dirigido a alunos e professores, contendo cinco (5) questões abordando situações cotidianas tais como: faixa etária, evasão escolar, fator socioeconômico, formação gradual (professor) dentre outros assuntos referente à pesquisa que consta no corpo deste documento, objetivando identificar e estudar as causas da evasão e redigir um trabalho que seja uma ferramenta para adesão a práticas que garantam a permanência do aluno no meio educacional e conscientização do mesmo para a importância da educação em sua vida. Após análise do material, o qual fundamentou o estudo, foram identificadas diversas causas de evasão escolar na unidade ora citada, sendo: parte econômica, reprovação por mais de uma vez, dificuldades em algumas disciplinas, dentre elas Língua Portuguesa e Matemática. Quanto aos professores, o mais agravante diz respeito à falta de formação nas áreas afins e também continuada. Sem elas as possibilidades de desenvolverem novas práxis torna-se as vezes até impossível. Portanto, a partir dos dados obtidos, foi alcançado o objetivo esperado de forma relevante, encontrando soluções a reduzir a problemática em estudo, que foram: mais ações por meio de técnicos educacionais locais, motivação por meio dos pais e alunos e toda sociedade em geral, fazendo acontecer de fato o que é educação de qualidade. |
Abstract: | The paper presented here deals with school dropout in E.M.E.F. Izabel Dias in the District of Barreira dos Campos, municipality of Santana do Araguaia-Pará, a problem that has afflicted many schools in Brazil. And this unit is not different. The research is quanlitative quantity in nature and brings in the data collection in the years 2015 to 2017 of the students from the 6th to the 9th year of elementary school according to the reports in an on-site visit with verification in school documents. For a better knowledge of the cause, a questionnaire was developed for students and teachers, containing five (5) questions addressing everyday situations such as: age range, school dropout, socioeconomic factor, gradual training (teacher) among other subjects related to the research body of this document, aiming to identify and study the causes of evasion and write a work that is a tool for adherence to practices that guarantee the permanence of the student in the educational environment and awareness of the same to the importance of education in their life. After analyzing the material, which was the basis of the study, several causes of school dropout were identified in this unit, being: economic part, reprobation for once again, difficulties in some subjects, among them Portuguese Language and Mathematics. As for the teachers, the most aggravating one is the lack of training in related areas and continued. Without them, the possibilities of developing new praxis sometimes become impossible. Therefore, from the data obtained, the expected objectives were achieved in a relevant way, finding solutions to reduce the problem under study, which were more actions through local educational technicians, motivation through parents and students and all society in general, making in fact what is quality education. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1256 |
Palavras-chave: | Evasão escolar - Santana do Araguaia (PA). Educação permanente Ensino - Qualidade Ensino fundamental |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | Curso de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rávila Figueira da Silva.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons