Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1257
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Influência do estágio supervisionado na formação docente: um estudo com os alunos da primeira turma de matemática da UNIFESSPA no município de Santana do Araguaia.
Autor(es): LIMA, Valdineia Rodrigues
Primeiro Orientador: KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, Valdineia Rodrigues. A Influência do estágio supervisionado na formação docente: um estudo com os alunos da primeira turma de matemática da UNIFESSPA no município de Santana do Araguaia. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2018. Disponível em: < http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1257 >. Acesso em:
Resumo: O Estágio Supervisionado é a iniciação do aluno como professor, ao entrar na sala de aula está entrando no seu futuro campo de atuação, além de ser fundamental para a construção de sua identidade profissional, permite a integração entre teoria e a prática, possibilitando a reflexão sobre sua própria pratica educacional e o reflexo dela no ambiente em que estagia. A pesquisa foi realizada com os acadêmicos concluintes da primeira turma de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, localizada no município de Santana do Araguaia-PA. Os registros apresentados dizem respeito ao Estágio Supervisionado IV, o qual ocorreu no 8º período do curso, tendo por finalidade investigar e analisar os fatores que influenciaram na formação desses futuros professores, durante o estágio, através de um trabalho reflexivo e investigativo, de cunho qualitativo. Os instrumentos que viabilizaram a pesquisa para obtenção dos objetivos pretendidos são a pesquisa documental, na análise do PPC do curso de licenciatura em matemática e dos relatórios de Estágio Supervisionado I, II e III; a observação das aulas de regência durante o Estágio Supervisionado IV e o questionário aplicado após a realização do mesmo. Os resultados permitiram detectar alguns problemas na análise do PPC e no desenvolvimento dos Estágios Supervisionados, mesmo assim, contribuíram para a formação dos acadêmicos alvos da pesquisa, proporcionando-lhes vivenciar a realidade presente em seu futuro campo de atuação. Portanto, o objetivo da pesquisa foi alcançado e os Estágios Supervisionados exerceram a função relevante a ele determinado, na formação desses estagiários.
Abstract: The Supervised Internship is the initiation of the student as a teacher, entering the classroom is entering its future field of action, besides being fundamental for the construction of its professional identity, allows the integration between theory and practice, allowing reflection about her own educational practice and her reflection on the environment in which she practices. The research was carried out with the graduating students of the first undergraduate degree in mathematics from the Federal University of Southern and Southeastern Pará - Unifesspa, located in the municipality of Santana do Araguaia-PA. The records presented relate to Supervised Internship IV, which took place in the 8th period of the course, with the purpose of investigating and analyzing the factors that influenced the formation of these future teachers, during the internship, through reflective and investigative work of a qualitative nature. The instruments that enabled the research to achieve the desired objectives are the documentary research, in the analysis of the PPC of the degree course in mathematics and the reports of Supervised Internship I, II and III; the observation of the regency classes during the Supervised Internship IV and the questionnaire applied after the accomplishment of the same. The results allowed to detect some problems in the analysis of the PPC and in the development of the Supervised Internships, nevertheless, they contributed to the formation of the academic targets of the research, allowing them to experience the present reality in their future field of activity. Therefore, the objective of the research was achieved and the Supervised Internships performed the relevant role determined in the training of these trainees.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1257
Palavras-chave: Professores - Formação
Programas de estágios
Prática de ensino
Estudantes - Estudo e ensino (Estágio)
Aprendizagem
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:Curso de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Valdineia Rodrigues Lima.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI