Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1260
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inclusão escolar para alunos com deficiência visual: estratégias didáticas acessíveis para o ensino de lugares geométricos. |
Autor(es): | NUNES, Marciane da Silva |
Primeiro Orientador: | CASTRO, Cecilia Orellana |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | NUNES, Marciane da Silva. Inclusão escolar para alunos com deficiência visual: estratégias didáticas acessíveis para o ensino de lugares geométricos. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2019. Disponível em <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1260 >. Acesso em: |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma estratégia de ensino de lugares geométricos de forma diferenciada, visando a inclusão de alunos com deficiência visual em sala de ensino regular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória para seu desenvolvimento na intervenção e coletas de dados. O objetivo deste trabalho é a apresentação de um método que auxilie nas aulas de matemática possibilitando a inclusão, mais precisamente, apresenta-se uma proposta para o ensino de lugares geométricos de forma diferenciada baseados em (IVIC, I., 2010), (MAZZOTA, 2011) e (MANRIQUE; MARANHÃO; MOREIRA, 2016). O local do desenvolvimento da pesquisa é a Escola Estadual de Ensino Médio Jorceli Silva Sestari, no estado do Pará, onde o aluno com necessidades educacionais especiais está devidamente matriculado e cursando o 1∘ ano do médio. A coleta de dados foi realizada mediante observação e entrevista à professora, à pedagoga, à monitora e ao aluno com deficiência visual por meio de áudios. Foi confeccionado material didático para usar na intervenção que aconteceu em sala com dois alunos videntes e o aluno com deficiência visual da turma referida acima devido ao contratempo de paralisação de aulas na escola. Os resultados emitidos pelos agentes da pesquisa foram devidamente realçados através da apropriação dos conceitos expostos nas aulas de matemática ministrada pela discente usando todo o material adaptado em braille. O resultado mostra que é possível ensinar de forma acessível conteúdos mais abstratos da matemática e ainda promover a inclusão escolar. |
Abstract: | This research presents a strategy of teaching geometric places in a different way, aiming at the inclusion of students with visual impairment in the regular classroom. This is a qualitative research with exploratory approach for its development in intervention and data collection. The aim of this paper is to present a method that assists in mathematics classes allowing the inclusion, more precisely, it is presented a proposal for the teaching of different places based on (IVIC, I., 2010), (MAZZOTA, 2011) and (MANRIQUE; MARANHÃO; MOREIRA, 2016). The site of the research development is the Jorceli Silva Sestari State High School, in the state of Pará, where the student with special educational needs is properly enrolled and attending the middle school year. Data collection was performed through observation and interview to the teacher, the pedagogue, the monitor and the student with visual impairment through audios. Didactic material was made for use in the intervention that took place in the classroom with two sighted students and the visually impaired student of the class mentioned above due to the disruption of class interruption in the school. The results issued by the research agents were duly enhanced through the appropriation of the concepts exposed in the mathematics classes taught by the student using all the braille adapted material. The result shows that it is possible to affordably teach more abstract math content and further promote school inclusion. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1260 |
Palavras-chave: | Educação inclusiva - Santana do Araguaia (PA) Educação especial Pessoas com deficiência visual Matemática (Ensino médio) |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | Curso de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARCIANE DA SILVA NUNES.pdf | 17,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons