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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUZ, Victoria Caroline do Nascimento-
dc.date.accessioned2020-05-22T19:54:11Z-
dc.date.available2020-05-22T19:54:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLUZ, Victoria Caroline do Nascimento. Parametrizando o mapa-múndi: uma adaptação para a inclusão. 2019. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2019. Disponível em: < http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1261 >. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1261-
dc.description.abstractInclusive Education and more precisely, Special Education are some of the most pointed areas regarding the discussions about the evolutionary measures that should be taken for the formation of a better educational system. This can be seen through the creation of laws, decrees and congresses that focus on this theme. Thus, this research aims to know through a qualitative approach and the use of action research procedures, how learning the concepts of Cartesian plane and parameterization of the curve in the plane and space can facilitate the location of countries in the adapted world map. and on the globe adapted for a visually impaired student from Santana do Araguaia. To this end, interviews were conducted with teacher K (student teacher) and with student Augusto himself. With the interviews were identified the current parameters of Special Education in the mathematical ambit of the State High School of Santana do Araguaia. In addition, it was also possible to guide the theoretical framework addressed and by which paths the research should follow to obtain the expected results. The path found was the application of activities with the use of materials adapted with the student Augusto, who is a student who attends the 1∘ year of regular high school in the only public school with this type of education in the municipality. The activities were held at the facilities of the Federal University of South and Southeast Pará - Santana do Araguaia Campus. From the experiences described in the work it can be concluded that the use of adapted materials can positively influence the study of contents that are primarily visual, such as those addressed in the research, for students with visual impairment. In addition, one may also conclude that mathematical definitions can help in understanding other non-mathematical content.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Santana do Araguaia (PA)pt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectMapas-múndipt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleParametrizando o mapa-múndi: uma adaptação para a inclusão.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1HEREDIA, Manolo Rodriguez-
dc.description.resumoA Educação Inclusiva e mais precisamente, a Educação Especial são algumas das áreas mais apontadas no que diz respeito as discussões sobre as medidas evolutivas que devem ser tomadas para a formação de um melhor sistema educacional. Isso pode ser percebido por meio da criação de leis, decretos e realização de congressos que tem como foco essa temática. Desse modo, essa pesquisa visa saber por meio de uma abordagem qualitativa e pelo uso de procedimentos de pesquisa-ação, como aprender os conceitos de plano cartesiano e parametrizações da curva no plano e no espaço pode facilitar a localização de países no mapa-múndi adaptado e no globo terrestre adaptado para um aluno com deficiência visual de Santana do Araguaia. Para tanto, foram realizadas entrevistas com a professora K (professora do aluno) e com o próprio aluno Augusto. Com as entrevistas foram identificados os parâmetros atuais da Educação Especial no âmbito matemático do Ensino Médio estadual da cidade de Santana do Araguaia. Além disso, também foi possível nortear o referencial teórico abordado e por quais caminhos as pesquisas deveriam seguir para a obtenção dos resultados esperados. O caminho encontrado foi a aplicação de atividades com o uso de materiais adaptados com o aluno Augusto, que é um aluno que cursa o 1∘ ano do Ensino Médio regular na única escola pública com essa modalidade de ensino do município. As atividades foram realizadas nas dependências da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Campus de Santana do Araguaia. A partir das experiências descritas no trabalho pode se chegar à conclusão de que o uso de materiais adaptados pode influenciar de forma positiva no estudo de conteúdos que sejam prioritariamente visuais, como os abordados na pesquisa, para alunos com deficiência visual. Além do mais, pode se chegar a conclusão também, de que definições matemáticas podem ajudar na compreensão de outros conteúdos que não são a princípio matemáticos.pt_BR
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