Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1262
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Dificuldade no ensino aprendizagem das equações do 2º grau dos alunos no 1º ano do ensino médio. |
Autor(es): | LIMA, Kamila Rose Alves Sudré |
Primeiro Orientador: | SILVEIRA, Helves Belmiro da |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | LIMA, Kamila Rose Alves Sudré. Dificuldade no ensino aprendizagem das equações do 2º grau dos alunos no 1º ano do ensino médio. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2019. Disponível em: < http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1262>. Acesso em: |
Resumo: | As dificuldades que os alunos do 1º ano do ensino médio encontram em determinados conteúdos oriundos do ensino fundamental, prejudicam seu ensino aprendizado na disciplina de matemática. O objetivo dessa pesquisa é analisar os principais pontos em que os alunos do 1º ano do ensino médio têm maiores dificuldades na resolução da Equação do 2º grau, com revisão e prática que permite uma abordagem dos conteúdos do último ano do ensino fundamental, com o uso de metodologias diferenciadas voltadas para esses alunos, no intuito de resgatarem esses tópicos. Esta pesquisa foi realizada na turma do 1º ano “E” do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Jorceli Silva Sestari, localizada no município de Santana do Araguaia-PA. As declarações que constam no trabalho, são fruto de investigações realizadas através de questionários, entrevista e intervenção, para detectar níveis de aprendizagem dos alunos de 1º ano, possuindo um propósito de promover o nivelamento dos mesmos quanto ao conteúdo de Equação do 2º grau, sendo elaborada através de procedimentos exploratórios e descritivos de caráter qualiquantitativo, essas ferramentas possibilitaram a qualificação para dar-se rumo aos estudos que foram processados diretamente com a professora regente da turma e os alunos. Os resultados atingidos através da análise dos dados possibilitaram uma investigação mais profunda da turma e contribuíram com o aprendizado dos mesmos, através de metodologias diferentes das tradicionais. Dessa maneira os resultados obtidos nesta classe foram alcançados, pois a missão de demonstrar que o resgate de conteúdos vistos no ensino fundamental pode ser realizado com ferramentas diferenciadas para auxiliar no ensino aprendizagem dos alunos e obter êxito na construção de seus saberes foi alcançada. |
Abstract: | The difficulties that the students of the 1st year of high school find in certain contents from the elementary school, impair their teaching in the mathematics studies. The objective of this research is to analyze the main points in which the students of the first high school year have greater difficulties in the resolution of the Quadratic Equation, with revision and practice that allows an approach of the contents of the last year of elementary school, with the use of differentiated methodologies aimed at these students, in order to rescue these topics. This research was carried out with the students from class "E" of the first high school year in the State High School Professor Jorceli Silva Sestari, located in Santana do Araguaia-PA. The statements that appear in the work, are the result of investigations carried out through questionnaires, interview and intervention, to detect levels of learning of 1st year students, with a purpose to promote the leveling of the same as the content of Quadratic Equation, being elaborated by means of exploratory and descriptive procedures of qualiquantitative character, these tools enabled the qualification to go to the studies that were processed directly with the teacher of the class and the students. The results obtained through the analysis of the data allowed for a deeper investigation of the class and contributed to the learning of the same ones, through methodologies different from the traditional ones. Therefore the results obtained in this class were achieved, because the mission to demonstrate that the retrieval of contents seen in elementary education can be accomplished with differentiated tools to aid in teaching students' learning and to succeed in the construction of their knowledge was achieved. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1262 |
Palavras-chave: | Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino - Santana do Araguaia (PA) Equações Ensino - Metodologia |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | Curso de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Kamila Rose Alves Sudré Lima.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons