Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1263
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Kit experimental de eletricidade – uma ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem em física |
metadata.dc.creator: | SOUZA, Gilmar Alves de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | FERREIRA, Fernanda Carla Lima |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SOUZA, Gilmar Alves de. Kit experimental de eletricidade – uma ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem em física. 2020. 102 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Marabá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1263. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como princípio que as atividades práticas/experimentais se constitui no elo entre o mundo abstrato dos pensamentos e ideias e o mundo concreto dos fenômenos físicos do dia a dia. Essas atividades têm uma importância essencial na metodologia de ensino aprendizagem, pois as próprias que agregam a teoria e a prática, se fazem presente na ciência e no dia a dia do estudante. Acredita-se que não basta apenas elaborar uma nova proposta de atividade de ensino, é necessário que tal proposta seja viável para a grande maioria dos professores de física. Assim, utiliza-lo como instrumento de ensino aprendizagem na melhoria da qualidade do ensino público de uma escola da rede pública estadual na cidade de Brejo Grande do Araguaia/PA. É preciso fornecer apoio aos professores por meio de um material de base, para que possam potencializar e incrementar suas atividades pedagógicas referentes à experimentação. Nesse contexto surge a ideia de desenvolver um kit experimental didático, voltado especificamente para eletricidade, usando materiais que possam ser encontrados facilmente e que sejam de baixo custo. No campo teórico, o trabalho fundamenta-se na aprendizagem significativa de Ausubel. A metodologia utilizada nesse trabalho contou com a aplicação de um instrumento pedagógico e avaliação, ou seja, roteiros e questionários avaliativos de aprendizagem. Este instrumento permite estruturar as atividades e avaliar o nível de compreensão, de satisfação a respeito dos conceitos desenvolvidos nos experimentos. Portanto, os resultados são apresentados por meio de gráficos, após a análise e correlação dos dados adquiridos pelos alunos. A aplicação das atividades usando o kit experimental que tem como finalidade possibilitar ao aluno conhecer, comparar e utilizar os conceitos físicos apresentados relacionando no seu dia a dia. Além disso buscam desenvolver a capacidade de investigação física para que o estudante seja capaz de classificar, organizar, sistematizar, identificar regularidades, capacidade de execução, aliadas a teorias de ensino e a instrumentos pedagógicos de avaliação que proporcionam resultados satisfatórios para o ensino aprendizagem de Física. |
Abstract: | This work has as a principle that practical/experimental activities are constituted in the link between the abstract world of thoughts and ideas and the concrete world of physical phenomena of everyday life. It is believed that it is not enough just to elaborate a new proposal for teaching activity, it is necessary that such a proposal be feasible for the vast majority of physics teachers. Thus, it is used as a learning teaching instrument to improve the quality of public education in a state public school in the city of Brejo Grande do Araguaia/PA. It is necessary to provide support to teachers through a basic material, so that they can enhance and increase their pedagogical activities related to experimentation. In this context comes the idea of developing an experimental didactic kit, specifically focused on electricity, using materials that can be easily found and that are low cost. In the theoretical field, the work is based on ausubel's significant learning. The methodology used in this work included the application of a pedagogical instrument and evaluation, that is, scripts and learning evaluation questionnaires. This instrument allows structuring the activities and evaluating the level of understanding, satisfaction about the concepts developed in the experiments. Therefore, the results are presented by means of graphs, after the analysis and correlation of the data acquired by the students. The application of activities using the experimental kit that aims to enable the student to know, compare and use the physical concepts presented relating in their daily lives. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1263 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
Keywords: | Física (Ensino médio) - Estudo e ensino - Brejo Grande do Araguaia (PA) Educação - Métodos e experiências Eletricidade - Experiências Ensino - Metodologia |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Publisher: | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UNIFESSPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Appears in Collections: | MNPEF - MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - KIT EXPERIMENTAL DE ELETRICIDADE.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License