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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1438
Tipo: | Dissertação |
Título: | A etnomatemática do povo indígena Parkatêjê e a prática escolar |
Autor(es): | MEDRADA, Iran |
Primeiro Orientador: | GOMES, Ana Clédina Rodrigues |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | MEDRADA, Iran. A etnomatemática do povo indígena Parkatêjê e a prática escolar. 2020. 174 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1438. Acesso em: |
Resumo: | A presente pesquisa, intitulada “A Etnomatemática do Povo Indígena Parkatêjê e a Prática Escolar”, traz a importância dos saberes etnomatemáticos desenvolvidos na trajetória histórica deste povo e a utilização desses saberes no cotidiano indígena. Teve como objetivo central investigar conhecimentos Parkatêjê, contextualizados pela própria comunidade indígena, nos processos de transmissão e renovação desses saberes, destacando a importância da Etnomatemática para o ensino na escola indígena. O estudo foi realizado a partir da perspectiva da Etnomatemática, que considera os diferentes modos fazer e saber matemático de distintos grupos culturais. A abordagem qualitativa com procedimentos inspirados na etnografia proporcionou compreender saberes matemáticos produzidos e/ou praticados pelo povo indígena Parkatêjê (também conhecidos, juntamente com os povos Akrãtikatêjê e Kỳikatêjê, por Gavião do Pará) em suas atividades diárias. A perspectiva da Etnomatemática proporcionou, identificar que o povo Parkatêjê possui saberes próprios utilizados em suas ações diárias, em função de sua sobrevivência, favorecendo também as relações/diálogos com as sociedades que se relacionam com a comunidade indígena Parkatêjê. O estudo teve como referência o histórico do povo por meio de Ferraz (1984), Laraia (1967), Miranda (2015), Araújo (1997; 2006), e do estudo em Etnomatemática de D’Ambrósio (1986; 1996; 1998; 1999; 2013), Ferreira (1994) e outros estudos que têm referência para esta área de conhecimento. A pesquisa descreve saberes etnomatemáticos Parkatêjê no uso da numeração, confecção de artesanatos e pintura corporal, trazendo reflexões sobre implicações pedagógicas dos saberes indígenas para o ensino de matemática escolar. |
Abstract: | The present research, entitled “The Ethnomathematics of the Indigenous People Parkatêjê and the School Practice”, brings the importance of the ethnomathematical knowledge developed in the historical trajectory of this people and the use of this knowledge in the indigenous daily life. Its main objective was to investigate Parkatêjê knowledge, contextualized by the indigenous community itself, in the processes of transmission and renewal of this knowledge, highlighting the importance of Ethnomathematics for teaching in the indigenous school. The study was accomplished from the perspective of Ethnomathematics, which considers the different ways of doing and knowing mathematics of different cultural groups. The qualitative approach with procedures inspired by ethnography enabled understanding mathematical knowledge produced and / or practiced by the indigenous Parkatêjê people (also known, together with the Akrãtikatêjê and Kỳikatêjê peoples, by Gavião do Pará) in their daily activities. The perspective of Ethnomathematics provided identifying that the Parkatêjê people have their own knowledge used in their daily actions, due to their survival, also favoring the relations/dialogues with the societies that relate to the Parkatêjê indigenous community. The study had as reference the history of the people through Ferraz (1984), Laraia (1967), Miranda (2015), Araújo (1997; 2006), and the study in Ethnomathematics by D'Ambrósio (1986; 1996; 1998; 1999; 2013), Ferreira (1994) and other studies that have reference to this area of knowledge. The research describes Parkatêjê ethnomathematical knowledge in the use of numbering, crafts making and body painting, bringing reflections on the pedagogical implications of indigenous knowledge for the teaching of school mathematics. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1438 |
CNPq: | Instituto de Ciências Exatas |
Palavras-chave: | Etnomatemática Índios Gavião do Pará Pintura corporal Escolas indígenas Matemática – Estudo e ensino |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Editor: | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
Sigla da Instituição: | UNIFESSPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | PPGECM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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