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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1441
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Beatriz Santos-
dc.date.accessioned2020-10-27T19:11:16Z-
dc.date.available2020-10-27T19:11:16Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPEREIRA, Beatriz Santos. Escritas de professores e processos de subjetivação de SI. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2020. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1441>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1441-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze, in autobiographical reports of teachers in formation, discourses about "being a teacher", whether they are anchored in “positive or negative” representations. In a Foucaultian approach to the subject, the choice to investigate through autobiographical reports is guided by the assumption that the subject is constituted in and by language, so that the “writing of oneself” also constitutes spaces for the production of subjectivities. where representations of the subject's life emerge in the relation of language to history. In the case under study, these representations include the trajectory of teacher education. In this paper, we analyzed 43 reports written by teachers of a training course in Letters / Portuguese by the Federal University of South and Southeast of Pará-UNIFESSPA. The reports are the result of reflections made during internship practices or in moments of reflection on their formative processes at the university. The process of analysis of the reports occurred based on the identification of utterances that evidenced a greater occurrence of enunciative regularities about the teacher, from which we highlight three axes of discursive regularities: 1) Denial of parents' right to education; 2) Late admission of teachers to school; 3) Identification processes with being a teacher. The perspective that guides the research is that the “writing of oneself” (FOUCAULT, 1992), situated in a context of formation, can favor the apprehension of meanings resized for different aspects that interfere in the subject's relationship with his own formation. in relation to otherness, translated into knowledge, power, resistance, etc.pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
dc.titleEscritas de professores e processos de subjetivação de SIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Nilsa Brito-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral analisar, em relatos autobiográficos de professores em formação, discursos sobre o “ser professor”, sejam eles ancorados em representações “positivas ou negativas”. Numa abordagem foucaultiana do sujeito, a opção pela investigação por meio de relatos autobiográficos se orienta pelo pressuposto de que o sujeito se constitui na e pela linguagem, de modo que a “escrita de si” se constitui, também, como espaços de produção de subjetividades, onde emergem, na relação da linguagem com a história, representações da vida do sujeito. No caso em estudo, incluem-se, nessas representações a trajetória de formação docente. Analisamos, neste trabalho, 43 relatórios escritos por professores e professoras de um curso de formação em Letras/Português pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA. Os relatos são resultados de reflexões feitas durante práticas de estágios ou em momentos de reflexões sobre seus processos formativos na universidade. O processo de análise dos relatórios ocorreu com base na identificação de enunciados que evidenciaram maior ocorrência de regularidades enunciativas sobre o professor, a partir das quais destacamos três eixos de regularidades discursivas: 1) Negação de direito dos pais à educação; 2) Ingresso tardio dos professores à escola; 3) Processos de identificação com o ser professor. A perspectiva que orienta a pesquisa é de que a “escrita de si” (FOUCAULT, 1992), situada em um contexto de formação, pode favorecer a apreensão de sentidos redimensionados para diferentes aspectos que interferem na relação do sujeito com a sua própria formação, na relação com a alteridade, traduzida em saber, poder resistência etc.pt_BR
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

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