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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1449
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | FREITAS, Dyeckson Roldão Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-30T11:59:32Z | - |
dc.date.available | 2020-11-30T11:59:32Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Dyeckson Roldão Lopes. Subsídios do Projeto Conexão-afro no fortalecimento da identidade negra na E.M.E.F Irmã Theodora. 2020. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2020. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1449>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1449 | - |
dc.description.abstract | The 20th century marked the multiplicity and plurality of debates about identities. In this context, this study aims to understand how cultural and social practices of affirmation of black identity were developed at the Municipal School of Elementary Education Irmã Theodora, through the Conexão-Afro project (2015-2019). In view of this, the concept of “postmodern identity” addressed by Stuart Hall (2002), is fundamental, when approaching that individuals have multiple identities. From there, this concept will be particularized for an identity segment. In this case, the concept of Black Identity, thought from teacher Arilson dos Santos Gomes (2017), bringing to the debate the forms of resistance of the black movement during the first half of the 20th century, as an identity political struggle. Even so, the teacher Nilma Lino Gomes (2003), points in this direction positive paths for the formation of black identity. The research will unfold in the analysis of the project, its central ideas and objectives. With this, we will seek to understand his possible contributions to the positive psychic development of affirming the black identity of students and, finally, to discuss the importance of ethnic-racial relations in the teaching of History. The sources used were a questionnaire with 10 questions, interviews, the school's PPP and the relevant bibliography. | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Negros – Identidade racial – Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Grupos étnicos – Negros – Marabá (PA). | pt_BR |
dc.subject | Negros – Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Subsídios do Projeto Conexão-afro no fortalecimento da identidade negra na E.M.E.F Irmã Theodora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MONTI, Carlo Guimarães | - |
dc.description.resumo | O século XX, marcou a multiplicidade e a pluralidade dos debates sobre as identidades. Nesse contexto, este estudo visa compreender como se desenvolveu as práticas culturais e sociais de afirmação da identidade negra na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Theodora, mediante o projeto Conexão-Afro (2015-2019). Diante disso, o conceito de “identidade pós-moderna” abordado por Stuart Hall (2002), faz-se fundamental, ao abordar que os indivíduos possuem múltiplas identidades. A parti daí, esse conceito será particularizado para um segmento identitário. Nesse caso, ao conceito de Identidade Negra, pensado a partir do professor Arilson dos Santos Gomes (2017), trazendo para o debate as formas de resistências do movimento negro durante a primeira metade do século XX, como luta política identitária. Ainda assim, a professora Nilma Lino Gomes (2003), aponta nesse sentido vias positivas para a formação da identidade negra. A pesquisa se desdobrará na análise do projeto, suas ideias centrais e objetivos. Com isso, buscaremos entender as possíveis contribuições dele no desenvolvimento psíquico positivo de afirmação da identidade negra dos alunos e alunas e, por fim, discutir a importância das relações étnico-raciais no ensino de História. As fontes utilizadas foram um questionário com 10 questões, entrevistas, o PPP da escola e a bibliografia pertinente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de História |
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