Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1495
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUZA, Henrique Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-18T15:31:48Z | - |
dc.date.available | 2021-02-18T15:31:48Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Henrique Silva de. Discurso matemático e aprendizagem de física por alunos com deficiência visual usuários do sistema Braille. 2020. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1495. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1495 | - |
dc.description.abstract | The approximation between Physics and Mathematics must be not only comprehended as a tool for the other, but on a higher level, playing a more pragmatic role, including its constitution as a discourse. We aimed to understand the specialty of Physics learning for visually impaired students who used Braille system regarding Physics and Mathematics. A mixed bibliographic and documental approach was applied, whose data was from literature review, Enem’s Physics exam from 2017 and Enem’s microdata. The results show that the relation of the appropriation of knowledge in the educational process both from Physics and Mathematics is mostly based on the premises of oral and visual systems. Some of the specificities are structural matters regarding the representation of Physics content in Braille, since the writing is linear in this code, differently from Portuguese, thus inducing a learning process which relies more on the syntactic dimension and less on the semantic one. This specificity makes learning more difficult for visually impaired students, especially the ones who use Braille system. However, the performance of this demographic on the resolution of problems, having a support of a reader, does not seem to have been jeopardized. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Cegos - Educação - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Cegos - Educação - Física | pt_BR |
dc.subject | Braille (Sistema de escrita) | pt_BR |
dc.subject | Cegos - Sistemas de impressão e escrita | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Discurso matemático e aprendizagem de física por alunos com deficiência visual usuários do sistema Braille | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RIPARDO, Ronaldo Barros | - |
dc.description.resumo | A aproximação da Física à Matemática precisa ser entendida não apenas desta como ferramenta para àquela, mas em nível mais elevado, desempenhando assim uma função mais pragmática, inclusive no que diz respeito à sua constituição como discurso. Teve como objetivo compreender a especificidade da aprendizagem de Física por alunos com deficiência visual usuários do Sistema Braille a partir da relação entre Física e Matemática. É de abordagem mista e do tipo bibliográfica e documental, cujos dados analisados adviram de revisão de literatura, prova de Física do Enem 2017 e Microdados do Enem. Os resultados apontam que relação ao processo de apropriação de objetos de conhecimento tanto em Física quanto em Matemática, configurado no processo educacional, é calcada, sobretudo, nas premissas do sistema visual e oral e trazem preocupações em relação às pessoas com deficiência visual. Algumas das especificidades são questões estruturais relacionadas à representação de conteúdos da Física no código Braille, haja vista que diferentemente da escrita na língua portuguesa, nesse código a escrita é linear, possibilitando mais uma aprendizagem estrita à dimensão sintática e menos semântica. Essa especificidade apontada aumenta a complexidade da aprendizagem pelos alunos com deficiência visual, em especial aos que fazem uso do Sistema Braille. Todavia, o desempenho desse público na resolução de situações problemas, como as do Enem, tendo apoio do ledor, não parece ser prejudicado. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Unifesspa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGECM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_Discurso matemático e aprendizagem de física por alunos com deficiência visual usuários do sistema Braille.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons