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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1497
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | PIANO, Carlesom dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-18T15:32:17Z | - |
dc.date.available | 2021-02-18T15:32:17Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | PIANO, Carlesom dos Santos. Estórias que ensinam matemática: uma análise do discurso matemático escolar em livros paradidáticos. 2020. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1497. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1497 | - |
dc.description.abstract | This dissertation presents discussions focused on the aspects of mathematical discourse in mathematical paradidactic books in particular, those that are constituted by fictional narratives. In a specific way, we sought to analyze the school mathematical discourse present in fictional narratives of mathematical paradidactic books. The research is based on the theoretical assumptions of Sfard (2008) who discusses mathematics and its learning in discursive terms, in addition to the concepts of Marcuschi (2008) and Bronckart (1999) in the treatment of language, textual genres and fictional narrative genre, which understand text genres as a socio-discursive achievement. This is a qualitative research of the documentary type. The results showed the presence of four specific types of mathematical routines, they are problem solving, solving exercises, routines that explore curiosities and testing routines. They are called exploration routines and were identified in the characters’ acts at each stage of the analyzed narrative sequences. This research presents relevant results for the area of mathematics education, mainly with regard to the study of linguistic processes in mathematics education. It can serve as a source of consultation for students and professionals in the field, thus providing possibilities for improving knowledge and, consequently, for better characterization and production of mathematical paradidactic books consisting of fictional narratives. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Matemática na literatura | pt_BR |
dc.subject | Matemática recreativa | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.title | Estórias que ensinam matemática: uma análise do discurso matemático escolar em livros paradidáticos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RIPARDO, Ronaldo Barros | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta discussões voltadas para os aspectos do discurso matemático em livros paradidáticos de matemática, em especial, aos que são constituídos por narrativas ficcionais. De maneira específica, buscou-se analisar o discurso matemático escolar presente em narrativas ficcionais de livros paradidáticos de matemática. A pesquisa está embasada nos pressupostos teóricos de Sfard (2008) que discute a matemática e sua aprendizagem em termos discursivos, além das concepções de Marcuschi (2008) e Bronckart (1999) no tratamento da linguagem, gêneros textuais e gênero narrativo ficcional, os quais compreendem os gêneros de textos como uma realização sociodiscursiva. É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Os resultados apontaram a presença de quatro tipos específicos de rotinas matemáticas, sendo elas as de resolver problemas, resolver exercícios, rotinas que exploram curiosidades e rotinas de provar. São denominadas rotinas de exploração e foram identificadas nos atos dos personagens em cada etapa das sequências narrativas analisadas. Esta pesquisa apresenta resultados relevantes para a área de educação matemática, principalmente no que se refere aos estudos de processos linguísticos em educação matemática. Poderá servir como fonte de consulta para estudantes e profissionais da área, proporcionando, dessa forma, possibilidades para aprimorar conhecimentos e, consequentemente, para melhor caracterização e produção de livros paradidáticos de matemática constituídos por narrativas ficcionais. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Unifesspa | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGECM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
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