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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOELHO, Edilane-
dc.date.accessioned2021-02-23T20:40:06Z-
dc.date.available2021-02-23T20:40:06Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationCOELHO, Edilane. Conselho municipal de educação de Marabá. 2003. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2003. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1508. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1508-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectConselhos de educação - Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectPolíticas públicas - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleConselho municipal de educação de Marabápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ANJOS, Cleide Pereira dos-
dc.description.resumoA educação brasileira foi sendo construída, historicamente, através de um modelo autoritário e autocrático de sociedade, onde uns pensam e outros executam. No entanto, tem-se discutido muito um novo modelo de educação, baseado sobretudo em uma ampla participação social e um dos instrumentos para a efetivação desse regime é a implantação de Conselhos Municipais de Educação. Gadotti e Romão (1993) entendem que a formação de Conselhos Municipais de Educação poderá descentralizar as políticas educacionais do município, possibilitando assim a participação popular. As decisões da educação do município não serão tomadas por um único representante, mas pela participação popular que definirá projetos pedagógicos, metas e objetivos a serem alcançados pelo Sistema de Ensino. Neste trabalho pretende-se entender a realidade do Conselho Municipal de Educação de Marabá, no sentido de perceber se estas políticas vêm sendo implementadas e como vem se dando esse processo de descentralização e participação dos atores envolvidos dentro das propostas democráticas no interior da escola e instituições governamentais. A realização deste trabalho se deu através da pesquisa qualitativa, e foram utilizados os seguintes métodos de coleta de dados, citados em Ludke e André, que são: a pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semi-estruturada. Após a análise de dados, percebeu-se que a implantação do CME está intimamente relacionada ao poder executivo, que a falta de tradição em participação nas escolas por parte da comunidade vem limitando a atuação do Conselho e que faz-se necessário ultrapassar estes obstáculos para que a democracia exista de fato.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

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