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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1508
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | COELHO, Edilane | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-23T20:40:06Z | - |
dc.date.available | 2021-02-23T20:40:06Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Edilane. Conselho municipal de educação de Marabá. 2003. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2003. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1508. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1508 | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Conselhos de educação - Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas - Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Conselho municipal de educação de Marabá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ANJOS, Cleide Pereira dos | - |
dc.description.resumo | A educação brasileira foi sendo construída, historicamente, através de um modelo autoritário e autocrático de sociedade, onde uns pensam e outros executam. No entanto, tem-se discutido muito um novo modelo de educação, baseado sobretudo em uma ampla participação social e um dos instrumentos para a efetivação desse regime é a implantação de Conselhos Municipais de Educação. Gadotti e Romão (1993) entendem que a formação de Conselhos Municipais de Educação poderá descentralizar as políticas educacionais do município, possibilitando assim a participação popular. As decisões da educação do município não serão tomadas por um único representante, mas pela participação popular que definirá projetos pedagógicos, metas e objetivos a serem alcançados pelo Sistema de Ensino. Neste trabalho pretende-se entender a realidade do Conselho Municipal de Educação de Marabá, no sentido de perceber se estas políticas vêm sendo implementadas e como vem se dando esse processo de descentralização e participação dos atores envolvidos dentro das propostas democráticas no interior da escola e instituições governamentais. A realização deste trabalho se deu através da pesquisa qualitativa, e foram utilizados os seguintes métodos de coleta de dados, citados em Ludke e André, que são: a pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semi-estruturada. Após a análise de dados, percebeu-se que a implantação do CME está intimamente relacionada ao poder executivo, que a falta de tradição em participação nas escolas por parte da comunidade vem limitando a atuação do Conselho e que faz-se necessário ultrapassar estes obstáculos para que a democracia exista de fato. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
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