Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACHADO, Patrícia da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-24T14:22:27Z-
dc.date.available2021-03-24T14:22:27Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMACHADO, Patrícia da Silva. A Aprendizagem da matemática através do lúdico. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura Plena em Matemática, Santana do Araguaia, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1524 .Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1524-
dc.description.abstractThis work deals with the learning of mathematics through play, considering that the teacher needs within the school space to seek playful and pedagogical alternatives so that the student understands the mathematical guidelines. The objective of this work is: to understand about the pertinence of adopting the ludic as a tool to work in education when teaching the mathematical contents, as well as to analyze how the educators work with ludic practices. Therefore, the choice of this theme is based on the need for the teacher to know the playful teaching methods, it was necessary to present the main authors who study this playful theme as part of the teaching of mathematics and also demonstrate the current difficulties of the classroom teacher in the adoption of pedagogical and playful practices, through the use of games as a pedagogical method of teaching, making a connection between mathematics and playfulness, seeking to involve students in the games, games and challenges presented and constructed. The research methodology applied to the work is the bibliographic one, because with the bibliographic research it is possible to raise the theoretical references previously approved and published. Therefore, as a result of this research, it was found that the classroom teacher is convinced of the importance of playfulness as part of the mathematics teaching process.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática recreativapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleA Aprendizagem da matemática através do lúdicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SILVEIRA, Helves Belmiro da-
dc.description.resumoEste trabalho trata da aprendizagem da matemática através do lúdico, tendo em vista que o professor precisa dentro do espaço escolar buscar alternativas lúdicas e pedagógicas para que o aluno compreenda as diretrizes matemáticas. O objetivo deste trabalho é: compreender sobre a pertinência de adotar o lúdico como ferramenta para trabalhar na educação ao ensinar os conteúdos matemáticos, bem como analisar de que forma os educadores trabalham com práticas lúdicas. Para tanto a escolha deste tema é pautada na necessidade do professor conhecer os métodos lúdicos de ensino, foi necessário apresentar os principais autores que estudam essa temática do lúdico como parte do ensino da matemática e também demonstrar as atuais dificuldades do professor de sala na adoção de práticas pedagógicas e lúdicas, através da utilização dos jogos como método pedagógico de ensino fazendo uma junção entre Matemática e ludicidade buscando envolver os educandos nas brincadeiras, jogos e desafios apresentados e construídos. A metodologia de pesquisa aplicada ao trabalho é a bibliográfica, pois com a pesquisa bibliográfica é possível levantar as referências teóricas previamente aprovadas e publicadas. Diante disso, como resultado da presente pesquisa, verificou-se que o professor de sala tem a convicção da importância do lúdico como parte do processo de ensino da matemática.pt_BR
Aparece nas coleções:FAMAT - Faculdade de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PATRÍCIA DA SILVA MACHADO.pdf353,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI