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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1538
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nariz largo demais pra ser sex symbol pele clara demais pra ser MC: um estudo de caso de autodeclaração de cor e/ou raça dentro do Cursinho Popular Emancipa Zé Cláudio e Maria
Autor(es): PEREIRA, Rebeca Costa
Primeiro Orientador: SAMPAIO, Maria Clara Sales Carneiro
Data do documento: 2021
Citação: PEREIRA, Rebeca Costa. Nariz largo demais pra ser sex symbol pele clara demais pra ser MC: um estudo de caso de autodeclaração de cor e/ou raça dentro do Cursinho Popular Emancipa Zé Cláudio e Maria. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2021. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1538>. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho partiu da aplicação de questionários sobre a questão da autodeclaração de cor e/ou raça entre os alunos e alunas do Cursinho Popular Emancipa “Zé Cláudio e Maria”, na cidade de Marabá (na macrorregião Sudeste do estado do Pará). Procurou-se desenvolver reflexões sobre algumas das dinâmicas de construção de identidades negras e dos desafios de pensar a melhora de um tipo de educação antirracista que transcenda visões ainda carregadas de significados negativos acerca das contribuições históricas e sociais de negros e negras no Brasil. Seguindo as propostas epistemológicas do antropólogo Kabengele Munanga, tivemos a intenção de compreender melhor as relações que algumas das dinâmicas de formação identitárias que parecem normalizar - de forma talvez inconsciente – raciocínios que entrelaçam noções de biologia e ideológica: “É através dessas categorias cognitivas, cujo conteúdo é mais ideológico do que biológico, que adquirimos o hábito de pensar nossas identidades sem nos darmos conta da manipulação do biológico pelo ideológico”. (MUNANGA, 1999, p.18).
Abstract: The present research is based on the application of forms concerning how the students of the pre university preparatory course (the United States equivalent to SATs courses) Cursinho Popular Emancipa “Zé Cláudio e Maria” – in the city of Marabá, in the Brazilian state of Pará- perceived themselves in terms of race and/or color. The results were the stepping stone to broader reflections about the role of antiracism in formal and informal educational environments in Brazil. In that matter, the anthropologist Kabengele Munanga´s theoretical approach was fundamental to the further understanding of the dynamics involving forming one´s identity: “It is through the cognitive categories, there are much more ideological than biological, that we form the habit of thinking our identities without noticing how the ideology manipulates the biology”. (MUNANGA, 1999, p.18).
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1538
Palavras-chave: Relações étnicas - Marabá (PA)
Relações raciais - Marabá (PA)
Negros - Educação - Marabá (PA)
Antirracismo
Negros - Identidade racial
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:Curso de História

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