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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Alana Pereira da-
dc.date.accessioned2021-06-16T14:26:36Z-
dc.date.available2021-06-16T14:26:36Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Alana Pereira da. Transgeneridade e Santo Daime: as (im)possibilidades de uma busca espiritual daimista. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia Tocantins, Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, Marabá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1551. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1551-
dc.description.abstractThe contexto of the formation of Santo Daime is one of the examples, since the Maranhão’s Raimundo Irineu Serra (who i salso condidered a shamam) incluses in the formatting of the Santo Daime doctrine several spiritual followings coming from esotericism, Umbanda, Tambor de Mina, indigenous shamanism and popular Catolocism. The history of contacto f the well-known Mestre Irine of a historical, cultured, political and economic complexity, since it is note Only about a Christian doctrine or a set of Christian principles. Iam note working with a static doctrine (no culture is). Of all the general objetives listed, the category of gender becomes the focus of the analysis of this text. Much is commented on the divisions of the battalions corresponding to the gender of the people during the works in the Santo Daime Churches, marked mainly by the mandatory dress to participate in the rituals: long skirt for women (on the left) and trousers for men (on the rigth). Of all the ramifications of the gender category (Woman, femininity, masculinities, man) that I observe as necessary to be addressed, refleting on the (im) possibilities of transgender people to seek the exercise of daimista spiritual becmes the problematic of this work. I intended to present the field ayahuasqueiro marabaense, explain the research processes and the theoretical methodological decicion making necessary in a complex field. For this, I developed an ethnography of the central works in the doctrine (concentration and shape) to broaden the understanding around the problem. I also use the ethnographic drawing recorded in a graphic diary to facilitate the undertanding of aspects of daimista cosmology and other situations that appear in the field.pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectSanto Daimept_BR
dc.subjectCultos - Brasilpt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectAlucinógenos e experiência religiosapt_BR
dc.subjectSeitas - Brasilpt_BR
dc.subjectPessoas transgênero - Identidadept_BR
dc.subjectTransexualidade - Aspectos religiosospt_BR
dc.titleTransgeneridade e Santo Daime: as (im)possibilidades de uma busca espiritual daimistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1VILACORTA, Gisela Macambira-
dc.contributor.advisor-co1SANTOS, Marcos Antonio Silva dos-
dc.description.resumoOs estudos e pesquisas no campo dos usos rituais de psicoativos abrangem as questões indígenas, os debates sobre “drogas”, as construções culturais e rituais em contexto colonial, os xamanismos, os novos xamanismos e a quebra de paradigmas do dualismo da ciência ocidental (natureza/cultura; corpo/mente, etc.). O contexto da formação do Santo Daime é um dos exemplos, visto que o maranhense Raimundo Irineu Serra (que também é considerado um xamã) inclui na formatação da doutrina daimista diversos seguimentos espirituais advindos do esoterismo, umbanda, tambor de mina, xamanismo indígena e do catolicismo popular. A história do contato do conhecido Mestre Irineu é de uma complexidade histórica, social, cultural, política e econômica, visto que não se trata apenas de uma doutrina cristã ou um conjunto de princípios cristãos. Não estou trabalhando com uma doutrina estática (nenhuma cultura é). De todos os objetivos gerais elencados, a categoria de gênero se torna o foco da análise deste texto. Muito se comenta sobre as divisões dos batalhões correspondentes ao gênero das pessoas durante os trabalhos nas Igrejas do Santo Daime, marcadas principalmente pela vestimenta obrigatória para participar dos rituais: saia longa para mulheres (à esquerda) e calça para homens (à direita). De todos as ramificações da categoria do gênero (mulher, feminino, masculinidades, homem) que observo como necessárias a serem abordadas, refletir sobre as (im) possibilidades de pessoas transgêneras buscarem o exercício da espiritualidade daimista se torna a problemática deste trabalho. Pretendi apresentar o campo ayahuasqueiro marabaense, explicar os processos da pesquisa e as tomadas de decisão teórico metodológico necessários em um campo complexo. Para isso, desenvolvi uma etnografia dos trabalhos centrais na doutrina (concentração e feitio) para ampliar a compreensão em torno da problemática. Utilizo também o desenho etnográfico registrado em diário gráfico para facilitar a compreensão de aspectos da cosmologia daimista e de outras situações que aparecem em campo.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Ciências Sociais

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