Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Célio Ribeiro de-
dc.date.accessioned2021-07-11T05:37:11Z-
dc.date.available2021-07-11T05:37:11Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUZA, Célio Ribeiro de. Letramento literário na escola e a contribuição das ferramentas digitais no processo de ensino – aprendizagem. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de São Félix do Xingu, Instituto de Estudos do Xingu, Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, São Félix do Xingu, 2020. Disponível em:http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1553 . Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1553-
dc.description.abstractThis research has a qualitative and quantitative nature and seeks to investigate the contribution of digital tools in the teaching-learning process of elementary school students in two public schools in the municipality of São Félix do Xingu-Pa. To this end, bibliographic and field research were carried out. The field research is aimed at 8th grade students and teachers of Portuguese and Writing in the Bird Blue and João Ciro de Moura schools. As a data collection instrument, two questionnaires were used. The main theoretical contributions used to support and analyze the results of the work were Cosson (2014, 2017), Soares (2004), Kleiman (2005, 2011, 2013), Rojo (2012), Santaella (2013), Lakatos (2019) and Pietri (2009). The results of the research show, among other aspects, that the use of technology is little used, equipment with wide access such as cell phones is forbidden due to the conception that this harms the teaching-learning process. Thus, the use of digital tools is practically nonexistent, the teaching of literature is limited to analogue and most students are unable to differentiate short stories from hyper short stories. Therefore, this work seeks to contribute to literary literacy research and the use of ICTs.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectLiteratura (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas - São Félix do Xingu(PA)pt_BR
dc.titleLetramento literário na escola e a contribuição das ferramentas digitais no processo de ensino – aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Elaine Ferreira-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem natureza quali-quantitativa e busca investigar o processo de letramento literário e o uso das ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do município de São Félix do Xingu-Pa. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo. A pesquisa de campo tem como público alvo alunos do 8º ano e docentes das disciplinas Língua Portuguesa e de Redação, lotados nas escolas Pássaro Azul e João Ciro de Moura. Como instrumento de coleta de dados, utilizaram-se dois questionários. Os principais aportes teóricos empregados para a fundamentação e análise dos dados foram Cosson (2014, 2017), Soares (2004), Kleiman (2005, 2011, 2013), Rojo (2012), Santaella (2013) Lakatos (2019) e Pietri (2009). Os resultados da pesquisa mostram, dentre outros aspectos, que o uso de tecnologia é pouco empregado, equipamentos de amplo acesso como o celular tem uso vedado devido à concepção de que este prejudica o processo ensino aprendizagem. Desse modo, a utilização das ferramentas digitais é praticamente inexistente, o ensino da literatura é limitado ao analógico e a maioria dos alunos não consegue diferenciar gêneros textuais analógicos e digitais, como, por exemplo, o conto e o hiperconto. Busca-se, portanto, com este trabalho contribuir com as pesquisas de Letramento Literário e o uso das TIC`s.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Letras - Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CELIO RIBEIRO DE SOUZA - REPOSITÓRIO.pdf9,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI