Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/157
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOBRINHO, Maria Eliane | - |
dc.creator | ALVES, Lidiane Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-09T19:09:42Z | - |
dc.date.available | 2019-04-09T19:09:42Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SOBRINHO, Maria Eliane; ALVES, Lidiane Fernandes. Modelagem de livro interativo virtual (LIV) para auxiliar as crianças da sala de recurso multifuncional da escola Judith Gomes Leitão. 2013. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Faculdade de Computação, Marabá, 2013. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/157>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/157 | - |
dc.description.abstract | This work aimed to make modeling a Virtual Interactive Book Customizable to assist the process of reading for students with special educational needs in the public schools of the city of Maraba - PA, seeking to integrate and socialize children through entertaining stories of the Amazon region. We conducted a field survey in the school city of Maraba-Pa, in this institution were interviewed teachers refuse Multifunctional Room, and the teachers responded to questionnaires of open and closed questions, and also received a questionnaire with 20 teachers from various schools who work with the public rooms in the municipality of Multifunction Resources Maraba. The methodological procedures occurred in four steps using the SCRUM methodology for modeling learning object and its subsequent implementation. After literature review was carried out data collection in the schools, requirements elicitation School Piglet and treatment of these data, the third step was performed to analyze the data, and finally the development of the modeling by UML. The results show that the modeling of digital educational content for children with special educational needs gradually being explored, although with some barriers and challenges, such as lack of trained human resources in the area of special education, inclusive education, building technology resources teaching accessible and allocated to meet the diverse rooms Multifunction Resources. The result of this work was the modeling of the Interactive Virtual Book, which is a customizable learning object as a playful element to be used in the practice of reading with children with special needs deaf and intellectually, promoting socialization and the same is being implemented by the group Research Laboratory of Applied Computing FACOM-UFPA-Maraba. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Livro virtual interativo | pt_BR |
dc.subject | Salas multifuncionais | pt_BR |
dc.subject | Modelagem Educacional | pt_BR |
dc.subject | Customizável e Salas de Recurso Multifuncional | pt_BR |
dc.title | Modelagem de livro interativo virtual (LIV) para auxiliar as crianças da sala de recurso multifuncional da escola Judith Gomes Leitão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | COUTO, Danielle Costa Carrara | - |
dc.description.resumo | Este trabalho teve por objetivo realizar a modelagem de um Livro Interativo Virtual Customizável para auxiliar o processo de leitura dos alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola publica do município de Marabá – PA, buscando integrar e socializar as crianças através de historias lúdicas da região amazônica. Foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola do município, nesta instituição foram entrevistados professores da Sala de Recurso Multifuncional, sendo que os professores responderam a questionários de perguntas fechadas e abertas, e também foi aplicado um questionário com 20 professores de várias escolas publicas que trabalham com as Salas de Recursos Multifuncionais no município de Marabá. Os procedimentos metodológicos ocorreram em quatro etapas utilizando a metodologia SCRUM para modelagem do Objeto de Aprendizagem e sua posterior implementação. Após revisão bibliográfica, realizou-se coleta de dados junto às escolas através da aplicação dos questionários entrevistas com os professores, na terceira etapa foi realizada a análise dos dados, em que foram definidos os recursos que seriam inseridos no software, e finalmente o desenvolvimento da modelagem através da UML. Os resultados apresentam que a modelagem de conteúdos educacionais digitais para crianças com necessidades educacionais especiais aos poucos vem sendo explorada, embora com algumas barreiras e desafios, tais como falta de recursos humanos capacitados na área da educação especial, inclusão escolar, construção de recursos técnico-pedagógicos acessíveis e destinados ao atendimento diversificado das Salas de Recursos Multifuncionais. O produto desta pesquisa foi a Modelagem do Livro Interativo Virtual, que é um objeto de aprendizagem customizável como elemento lúdico para ser utilizado na prática da leitura com crianças com necessidades educacionais especiais auditivas e intelectuais, promovendo a socialização das mesmas, e que está sendo implementado pelo grupo de pesquisa Laboratório de Computação Aplicada da FACOM-UFPA-Marabá. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACEEL - Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Modelagem de livro interativo virtual (LIV).pdf | 3,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons