Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Daniel Rodrigues Braga da-
dc.date.accessioned2021-09-29T13:20:18Z-
dc.date.available2021-09-29T13:20:18Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel Rodrigues Braga da. Programa residência pedagógica no formato remoto: percepções de residentes do curso de Licenciatura em Matemática da Unifesspa. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1621>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1621-
dc.description.abstractThe Pedagogical Residency Program (PRP) has proved to be an important moment in which the teaching and learning of undergraduates takes place through their insertion in their future work environment. However, because of the Covid-19 pandemic, the school's activities have moved to a remote format, including PRP practices. The research aimed to "analyze what the residents of the Mathematics undergraduate course at Unifesspa say about their perceptions of the practices they realize, in the remote format, in high school classes in a state public school in Marabá, Pará, during the PRP". To perform it, a qualitative approach (MINAYO, 2007) was chosen, and for data collection, a semi-structured interview was used which was conducted with seven residents. The results were treated under the analysis of content and promotion in the light of several authors, namely: Andrade (2020), Ferreira et al. (2020), Freitas (2020), Souza Júnior (2020), Vieira and Silva (2020), Barbosa and Dutra (2019), Fiorentini and Oliveira (2013), Pompeu (2013) and Cavalcante (2011). Among the results, it is highlighted that it is possible to perform the teaching practice during the PRP actions in the remote format, which, in a way, contributes to the expansion of the teaching experience in basic education. However, the limitations imposed by this format leave gaps with respect to the insertion in everyday school life.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino (Estágio)pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino Médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino a distância - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titlePrograma residência pedagógica no formato remoto: percepções de residentes do curso de Licenciatura em Matemática da Unifesspapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1DELAIA, Maria Margarete-
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Katia Regina da-
dc.description.resumoO Programa Residência Pedagógica (PRP) tem se revelado um importante momento em que ocorre o ensino e aprendizagem do licenciando por meio da sua inserção no seu futuro ambiente de atuação. Porém, em virtude da pandemia de Covid-19, a oferta das atividades escolares passou a ser no formato remoto, inclusive as práticas do PRP. A pesquisa objetivou “analisar os dizeres dos residentes do curso de licenciatura em Matemática da Unifesspa acerca das percepções que têm das práticas que realizam, no formato remoto, em turmas do ensino médio em uma escola pública estadual de Marabá, no Pará, no decorrer do PRP”. Para realizála optou-se pela abordagem qualitativa (MINAYO, 2007) e para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, que foi realizada com sete residentes. Os resultados foram tratados sob a análise de conteúdo e analisados à luz de diversos autores, a saber: Andrade (2020), Ferreira et al. (2020), Freitas (2020), Souza Júnior (2020), Vieira e Silva (2020), Barbosa e Dutra (2019), Fiorentini e Oliveira (2013), Pompeu (2013) e Cavalcante (2011). Dentre os resultados, realça-se que está sendo possível realizar a prática da docência durante as ações do PRP no formato remoto, o que, de certa forma, contribui para a ampliação da vivência na docência da educação básica. Porém, as limitações impostas por esse formato deixam lacunas no que tange à inserção no cotidiano escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:FAMAT - Faculdade de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Programa residência pedagógica no formato remoto.pdf873,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI