Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Gabriel Real de-
dc.date.accessioned2021-10-19T19:54:39Z-
dc.date.available2021-10-19T19:54:39Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabriel Real de. Estágio curricular supervisionado em Matemática no formato remoto: reflexões e práticas em tempos de pandemia. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Marabá, 2021. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1622>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1622-
dc.description.abstractThe supervised curricular internship is a mandatory part of all teacher-training courses, since it is the moment when the student is inserted and learns in his future work environment. However, with the emergence of the Covid-19 pandemic, schools had to be closed as a preventive measure. This event has led to the option to offer school activities in a remote format at all educational levels and spheres. In this context, this research aims to analyze the planning, execution and evaluation of activities developed by students from the 7th period of the Mathematics Degree course at the Federal University of the South and Southeast of Pará (Unifesspa), during the curricular internship supervised in remote format in a 2nd class year of high school in the public network of Marabá, in the State of Pará. Was used a qualitative approach and data collection through participant observation. The results were treated under content analysis and analyzed in the light of several authors, namely: Freitas (2020), Delaia and Silva (2020), Dias (2020), Oliveira (2020), Aguiar et al. (2019), Medrado (2019), Arroyo (2029), Brancatti (2018, Nörnberg (2017), Moraes (2016), Pimenta and Lima (2017, 2019) and others. Among the results, we highlight that the pandemic context brought numerous challenges for the practice of internships in undergraduate courses and the remote format adopted was an alternative that became the most viable for the moment. It was observed that the activities became possible through the technological tools, however, the interaction between the intern and the whole context that belongs to the school everyday life was missing, which can leave gaps as to the construction of his/her professional profile.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Estágio)pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino Médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino a distância - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleEstágio curricular supervisionado em Matemática no formato remoto: reflexões e práticas em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1DELAIA, Maria Margarete-
dc.contributor.advisor-co1PIANO, Carlesom dos Santos-
dc.description.resumoO estágio curricular supervisionado perpassa, obrigatoriamente, todos os cursos de formação docente, pois é o momento em que ocorre a inserção e aprendizagens do aluno no seu futuro ambiente de atuação. No entanto, com o surgimento da pandemia da Covid-19, as escolas tiveram de ser fechadas como medida preventiva. Esse acontecimento fez com que ocorresse a opção pela oferta das atividades escolares no formato remoto em todos os níveis e esferas educacionais. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar o planejamento, a execução e a avaliação das atividades desenvolvidas por alunos do 7º período do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no decorrer do estágio curricular supervisionado no formato remoto em uma turma do 2º ano do ensino médio da rede pública de Marabá, no Estado do Pará. Utilizou-se a abordagem qualitativa e coleta de dados por meio da observação participante. Os resultados foram tratados sob a análise de conteúdo e analisados à luz de diversos autores, a saber: Freitas (2020), Delaia e Silva (2020), Dias (2020), Oliveira (2020), Aguiar et al. (2019), Medrado (2019), Arroyo (2029), Brancatti(2018, Nörnberg (2017), Moraes (2016), Pimenta e Lima (2017, 2019) e outros. Dentre os resultados, salienta- se que o contexto pandêmico trouxe inúmeros desafios para a prática dos estágios nos cursos de licenciatura e o formato remoto adotado foi uma alternativa que se tornou a mais viável para o momento. Observa-se que as atividades se tornaram exequíveis por meio das ferramentas tecnológicas, contudo, ficou faltando a interação entre o estagiário com todo o contexto que pertence ao cotidiano escolar, o que pode deixar lacunas quanto à construção do seu perfil profissional.pt_BR
Aparece nas coleções:FAMAT - Faculdade de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estágio curricular supervisionado em matemática no formato remoto.pdf927,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI