Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1623
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estágio supervisionado no formato remoto na licenciatura em Matemática e o uso do kahoot para ensinar e aprender conteúdos matemáticos |
Autor(es): | MONTE, Gabriela Silva do |
Primeiro Orientador: | DELAIA, Maria Margarete |
Primeiro Coorientador: | PIANO, Carlesom dos Santos |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | MONTE, Gabriela Silva do. Estágio supervisionado no formato remoto na licenciatura em Matemática e o uso do kahoot para ensinar e aprender conteúdos matemáticos. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Marabá, 2021. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1623>. Acesso em: |
Resumo: | As escolas tiveram de ser fechadas a partir do surgimento da pandemia da Covid-19 fazendo com que o ensino remoto fosse a opção para dar continuidade às atividades escolares em todos os níveis e esferas da educação no mundo. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo: analisar o desenvolvimento das atividades de estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da Unifesspa no formato remoto, e a inserção do Kahoot como ferramenta tecnológica para o auxílio do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Marabá, no Pará. Optou-se pela abordagem qualitativa e a coleta de dados por meio da observação participante e análise de documentos. Os resultados foram tratados sob a análise de conteúdo e analisados à luz de diversos autores, a saber: Ferreira, Rosa e Costa (2021), Souza e Ferreira (2020), Carneiro (2020), Freitas (2020), Delaia e Silva (2020), Dias (2020), Aguiar et al. (2019), Pimenta e Lima (2017), Tolomei (2017), Gazotti-Vallim, Gomes e Fischer (2017), Nörnberg (2017), Nóvoa (2009) e outros. Dentre os resultados, realça-se que o estágio no formato remoto, apesar de não substituir o presencial e deixar lacunas no processo formativo do licenciando por não possibilitar sua inserção no cotidiano escolar, possibilitou algumas aprendizagens que podem ser adaptadas e usadas, também, nas aulas presenciais. |
Abstract: | Schools had to be closed after the emergence of the Covid-19 pandemic, making remote learning the option to continue school activities at all levels and spheres of education around the world. In this context, this research aimed to: analyze the development of supervised curricular internship activities of the Licentiate Degree in Mathematics at Unifesspa in remote format, and the inclusion of Kahoot as a technological tool to aid the teaching and learning process of mathematical content in a class of the 2nd year of high school at a public school in Marabá, Pará. We opted for a qualitative approach and data collection through participant observation and document analysis. The results were treated under content analysis and analyzed in the light of several authors, namely: Ferreira, Rosa and Costa (2021), Souza and Ferreira (2020), Carneiro (2020), Freitas (2020), Delaia and Silva ( 2020), Dias (2020), Aguiar et al. (2019), Pimenta and Lima (2017), Tolomei (2017), Gazotti-Vallim, Gomes and Fischer (2017), Nörnberg (2017), Nóvoa (2009) and others. Among the results, it is highlighted that the internship in the remote format, despite not replacing the in-person and leaving gaps in the training process of the licentiate because it does not allow their insertion in the daily school life, enabled some learning that can be adapted and used, also, in the classroom lessons. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1623 |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Matemática - Estudo e ensino (Estágio) Professores de matemática - Formação Ensino a distância - Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAMAT - Faculdade de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estágio supervisionado no formato remoto na licenciatura em Matemática.pdf | 960,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons