Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMIRANDA, Patrick Altiere Barbosa-
dc.date.accessioned2021-10-27T14:15:00Z-
dc.date.available2021-10-27T14:15:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMIRANDA, Patrick Altiere Barbosa. Estratégias metodológicas no ensino de matemática para surdos. 2018. 29 f. trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1625. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1625-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the methodology in mathematics education for deaf people, as well as the mechanisms of education and inclusion of these people in society, aiming to show the existing deficit of teachers who often feel incapacitated for such education. To compose this work, methodological researches and authors' reports were carried out, as well as in-depth research with field research in public, municipal and state schools, and contact with directors, teachers, interpreters, and coordinators. The study also questions whether in teacher training the degrees are preparing teachers to receive these students and how important they are and how they are worked in the classroom. Using in this case, concepts and perceptions of authors (with references in the course of the work) in which some of their work is focused on this theme, and this work is the result of a bibliographical and field research. The chosen methodology involved literary research and the dialogue with people who are part of the teacher training process or with professionals who are already working with deaf students through a questionnaire to enrich this content, thus enabling us to reach the final results that demonstrate the importance and the need of Special Education with the practice of inclusion for people with deafness enabling learning and development and thus their social and citizen integration.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectSurdo – Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleEstratégias metodológicas no ensino de matemática para surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Walber Christiano Lima da-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar a metodologia na educação matemática para pessoas surdas, bem como os mecanismos de educação e inclusão dessas pessoas junto à sociedade, tendo por finalidade mostrar o déficit existente de professores que muitas vezes se sentem incapacitados para tal educação. Para compor este trabalho, foram realizadas pesquisas metodológicas e relatos de autores e aprofundando com pesquisa a campo, em escolas públicas, municipais e estaduais, e contato com diretores, professores regentes intérpretes, e coordenadores. O estudo também questiona se na formação docente as licenciaturas estão preparando professores para receber estes estudantes e qual a sua importância e como são trabalhados em sala de aula. Utilizando nesse caso, conceitos e percepções de autores (com referências no decorrer do trabalho) em que, alguns de seus trabalhos estão voltados a essa temática, sendo que este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica e de campo. A metodologia escolhida envolveu pesquisa literária e o diálogo com pessoas que fazem parte do processo de formação de professores ou com profissionais que já estão trabalhando com alunos surdos através de um questionário para enriquecer tal conteúdo, possibilitando assim, chegar aos resultados finais que demonstram a importância e a necessidade da Educação Especial com a prática de inclusão para as pessoas com surdez possibilitando aprendizagem e desenvolvimento e desse modo sua integração social e cidadã.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PATRICK ALTIERE BARBOSA MIRANDA.pdf443,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI