Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1626
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | COSTA, Rabech dos Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T17:46:32Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T17:46:32Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Rabech dos Santos da. A educação especial na formação de professores de história: um estudo sobre as Licenciaturas de História no Ensino Superior de Instituições Federais (Pará, 2010-2019). 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2021. Disponível em:< htttp://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1626>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1626 | - |
dc.description.abstract | The present end-of-course work aims to analyze how the initial formationof history teachers occurs with regard to Special Education, bringing elements about the formative process in public Higher Education in the state of Pará at the present time, with a time frame of 2010 to 2020. We highlight, in particular, the specific disciplines of Special Education that are present in the training of future History teachers. The monograph uses the following historical sources for analysis and narrative construction: Pedagogical Projects of the Courses of Licenciatura Plena in History (PPC) of the federal universities present in the state of Pará, educational legislations and their guidelines. The research methodology involved collecting these sources from the course coordinators or from the institutional websites of the universities, as well as consulting the legislation and the guidelines that are public. As a result, we noticed that, due to the movements around the expansion of the rights of people with disabilities, the curricula of universities are also being changed, allowing new educational horizons and providing opportunities for debates regarding Special Education. However, considering the amount of time spent on a bachelor's degree course, we believe that the space dedicated to the theme is still small, and needs to be expanded. | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Professores de educação especial - Formação | pt_BR |
dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino - Pará | pt_BR |
dc.title | A educação especial na formação de professores de história: um estudo sobre as Licenciaturas de História no Ensino Superior de Instituições Federais (Pará, 2010-2019) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RASCKE, Karla Leandro | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem o intuito de analisar como ocorre a formação inicial de professores de História no que tange à Educação Especial, trazendo elementos sobre o processo formativo no Ensino Superior público no estado do Pará no tempo presente, com recorte temporal de 2010 a 2019. Evidenciamos, em especial, as disciplinas específicas de Educação Especial que estão presentes na formação dos futuros professores de História. A monografia utiliza as seguintes fontes históricas para análise e construção narrativa: Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura Plena em História (PPC) das universidades federais presentes no estado do Pará, legislações educacionais e suas diretrizes. A metodologia de pesquisa envolveu a coleta de tais fontes junto às coordenações dos cursos ou nos sites institucionais das faculdades, bem como a consulta às legislações e às diretrizes que são públicas. Como resultados percebemos que, em virtude dos movimentos em torno da ampliação de direitos da pessoa com deficiência, também os currículos das universidades estão sendo alterados, possibilitando novos horizontes formativos e oportunizando debates no que diz respeito à Educação Especial. No entanto, diante da carga horária de formação num curso de licenciatura, acreditamos que o espaço destinado ao tema ainda é reduzido, necessitando de ampliação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A educação especial na formação de professores de história.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons