Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1679
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | GONÇALVES, Lourrana dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-28T12:44:43Z | - |
dc.date.available | 2021-12-28T12:44:43Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Lourrana dos Santos. Projeto Conexão Afro em Combate: ações e desafios para uma educação antirracista na Escola Irmã Theodora (Marabá, 2015-2020) . 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Curso de Licenciatura Plena em História, Marabá, 2021., Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1679. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1679 | - |
dc.description.abstract | This work presents aspects related to the history of the city of Marabá, as well as the Bairro Liberdade, highlighting its geographic and socioeconomic characteristics, in order to contextualize the dynamics that involve the surroundings of Escola Irmã Theodora, where the Conexão Afro Project is developed. , where research makes its emphasis. Thus, it uses documentary sources, data and research related to school education in the municipality of Marabá in order to better understand the tensions in which they are inserted. In this geographic and time frame, between the years of project development (2015-2020), the research also seeks to reflect on the challenges faced by the school body for the development of teaching based on education for ethnic-racial relations and point out actions and challenges of interdisciplinary projects as tools for confronting and combating the reproductions of prejudiced and racist practices inside and outside the school environment. Thus, the research is justified by presenting and analyzing some of the pedagogical actions developed by the Conexão Afro Project, as well as the project's challenges and achievements, in order to join forces in the struggle for an antiracist education and aims to understand how the School Irmã Theodora, from the Conexão Afro Project, contributes to the construction of a positive ethnic-racial identity and works to combat racism, enabling critical teaching, using oral history as a methodology to achieve this proposal, through interviews, and the use of institutional documents. | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Negros - Educação - Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Educação multicultural - Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | História - Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Discriminação na educação | pt_BR |
dc.subject | Negros – Identidade racial | pt_BR |
dc.subject | Racismo na educação | pt_BR |
dc.title | Projeto Conexão Afro em Combate: ações e desafios para uma educação antirracista na Escola Irmã Theodora (Marabá, 2015-2020) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RASCKE, Karla Leandro | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta aspectos referentes à história da cidade de Marabá, bem como do Bairro Liberdade, destacando suas características geográficas e socioeconômicas, a fim de contextualizar as dinâmicas que envolvem o entorno da Escola Irmã Theodora, local em que se desenvolve o Projeto Conexão Afro, onde a pesquisa faz sua ênfase. Assim, utiliza-se de fontes documentais, dados e pesquisas relativas à educação escolar no município de Marabá a fim de melhor compreender as tensões a que estão inseridas. Neste recorte geográfico e temporal, entre os anos de desenvolvimento do projeto (2015-2020), a pesquisa busca, ainda, refletir sobre os desafios enfrentados pelo corpo escolar para o desenvolvimento de um ensino pautado na educação para as relações étnico-raciais e apontar ações e desafios de projetos interdisciplinares como ferramentas de enfrentamento e combate das reproduções de práticas preconceituosas e racistas dentro e fora do ambiente escolar. Assim, a pesquisa se justifica por apresentar e analisar algumas das ações pedagógicas desenvolvidas pelo Projeto Conexão Afro, bem como os desafios e conquistas do projeto, com o intuito de somar forças na luta por uma educação antirracista e se propõe como objetivo compreender como a Escola Irmã Theodora, a partir do Projeto Conexão Afro, contribui com a construção de uma identidade étnico-racial positiva e atua no combate ao racismo, possibilitando um ensino crítico, utilizando como metodologia para alcance dessa proposta o uso da história oral, através de entrevista, e do uso de documentos institucionais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Projeto Conexão Afro em Combate_ações e desafios para uma educação antirracista na Escola Irmã Theodora (Marabá, 2015-2020).pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons