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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1695
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A educação para as relações étnico-raciais e o curso de Pedagogia: autonarrativa de uma estudante negra |
Autor(es): | SOUZA, Milena Marinho de |
Primeiro Orientador: | GOMES, Ana Clédina Rodrigues |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SOUZA, Milena Marinho de. A educação para as relações étnico-raciais e o curso de Pedagogia: autonarrativa de uma estudante negra. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1695. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a analisar a trajetória acadêmica de uma estudante negra do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na perspectiva das relações étnico-raciais, por meio da autonarrativa, sendo que o sujeito da pesquisa é a própria autora. Essa ferramenta metodológica possibilita a externalização de vivências em forma de texto escrito, oportunizando a estruturação da narrativa, demonstrando a relação estreita entre passado e presente. O uso dessa ferramenta permitiu ainda denotar a relevância do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação (N’Ubuntu), vinculado à Faculdade de Ciências da Educação e ao Curso de Pedagogia da Unifesspa, no processo de construção e fortalecimento da identidade negra e na formação sólida de futuras(os) profissionais no campo da pedagogia, que terão ação direta nas salas de aula, possibilitando espaços para tecer um debate de enfrentamento ao racismo estrutural e a todas as formas de exclusão. A utilização da pesquisa bibliográfica realizada a partir do acesso a sites e livros disponíveis na internet, buscou tornar patente as conquistas do povo negro em solo brasileiro, igualmente a sua mobilização frente aos ataques discriminatórios e excludentes. No decorrer dessa monografia percebe-se o N’Ubuntu como viabilizador fundamental na construção de conhecimentos e condutor de diversas discussões que colaboraram para a afirmação identitária da autora e ainda para a compreensão do Movimento Negro como o alicerce da maioria das conquistas políticas e educacionais, entendendo as lutas empreendidas por negros e negras, não como “balbúrdia” ou ações desnecessárias e sim como resistência e autoafirmação, posto que o processo de violência sofrida por eles não foi extinta, mas se sofisticou, por esse motivo há a necessidade não apenas de discussões, mas de práticas concretas em todos os âmbitos da sociedade brasileira. |
Abstract: | The present work proposes to analyze the academic trajectory of a Black student of the pedagogy course at the Federal University of the South and Southeast of Pará (Unifesspa) from the perspective of ethnic-racial relations through Self-narrative, with the research subject being the author herself. This methodological tool enables the externalization of experiences in the form of written text, providing opportunities for structuring the narrative demonstrating the close relationship between past and present. The use of this tool also allows denoting the relevance of the Research and Extension Studies Center in ethnic-racial relations, social movements and education in Nubuntu, linked to the Faculty of Education Sciences and to the pedagogy course at unifesspa, in the process of building and strengthening identity black in the solid formation of future professionals in the field of pedagogy who will have direct action in the classroom, enabling spaces to have a debate to confront structural racism and all forms of exclusion. The use of bibliographic research based on access to websites and books available on the internet sought to make evident the achievements of black people on Brazilian soil, as well as their mobilization in the face of discriminatory and excluding attacks. During this monograph, Nubuntu was perceived as a fundamental enabler in the construction of knowledge and a conductor of several discussions that contributed to the assertion of the author's identity and also to the understanding of the black movement as the foundation of most political and educational achievements, understanding the struggles undertaken by black men and women not as fuss or unnecessary actions, but as resistance and self-assertion since the process of violence suffered by them has not been extinguished but has become sophisticated for this reason there is a need not only for discussions but for concrete practices in all areas of Brazilian society. Key words: Affirmative Policies. Black Identity. Black students. Teacher Training. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1695 |
Palavras-chave: | Professores - Formação Negros - Educação (Superior) - Condições sociais Estudantes negros Programas de ação afirmativa Negros - Identidade racial |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
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