Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Artemizia Cristina de Jesus Santos de-
dc.date.accessioned2022-02-24T18:41:58Z-
dc.date.available2022-02-24T18:41:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUSA, Artemizia Cristina de Jesus Santos de. Fanfics, multiletramentos e práticas de leitura e escrita na escola. 2021. 164 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1703. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1703-
dc.description.abstractThe work of the Portuguese Language teacher has become a real challenge nowadays, as both teachers and students have to deal with the new multiliteracies inherent to interactions in digital environments. In this context, the teacher needs to (re)signify daily their pedagogical and didactic practices so that students can exercise dynamic and interlocutive language practices, as written and printed texts are less and less interesting for a given group, especially for the young people who have their daily lives permeated by the technological world. Furthermore, technology-mediated practices have been relevant for the improvement of the Portuguese language teaching-learning process, as well as for the production of knowledge in the other social spheres in which young people are inserted. From this perspective, this work aims to present the results of a research that sought to create strategies for students to interact with different types and textual genres that circulate predominantly in digital environments and, therefore, contribute to the development of reading and reading practices. writing of the students involved in the pedagogical intervention. For the activities developed, the fanfic genre was chosen, which in addition to encompassing the concept of creative and collaborative writing, has increased circulation in a digital environment. Through this actionresearch, the intervention was developed with students from the 8th year of elementary school of a municipal public school in Parauapebas, Pará. The premises of Costa Val (1991, 2004), Cosson (2018, 2020), Rojo (2009, 2012, 2013), Vargas (2015) and others of equal relevance to the work. The results obtained indicated that the developed workshops contributed significantly to the development of the students' communicative competence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLeitura - Parauapebas (PA)pt_BR
dc.subjectEscrita criativapt_BR
dc.subjectLiteratura e Internetpt_BR
dc.subjectFan fictionpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleFanfics, multiletramentos e práticas de leitura e escrita na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Gilmar Bueno-
dc.description.resumoO trabalho do professor de língua portuguesa tornou-se um verdadeiro desafio na contemporaneidade, pois tanto docentes quanto discentes têm que lidar com os novos multiletramentos inerentes às interações em ambientes digitais. Nesse contexto, o professor precisa (res)significar diariamente as suas práticas pedagógicas para que os alunos possam usar a linguagem de forma dinâmica e interlocutiva, pois os textos escritos e impressos estão cada vez menos interessantes para determinado grupo, sobretudo para os jovens, que têm o cotidiano permeado pelo saber tecnológico. As práticas intermediadas pela tecnologia têm sido relevantes para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, bem como para a produção de conhecimento nas demais esferas sociais em que os jovens estão inseridos. Nessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa que teve como intento criar estratégias para que os alunos interagissem com diversos tipos e gêneros textuais que circulam predominantemente em ambientes digitais, de forma a contribuir para o desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita dos que experimentaram a intervenção pedagógica. Para as atividades desenvolvidas, foi escolhido o gênero fanfic, que, além de abranger o conceito de escrita criativa e colaborativa, tem a circulação exponenciada em ambiente digital. Nesta pesquisa-ação, a intervenção foi realizada com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Parauapebas, Pará. Serviram de base para o desenvolvimento da pesquisa as premissas de Costa Val (1991, 2004), Cosson (2018, 2020), Rojo (2009, 2012, 2013), Vargas (2015) e outros de igual relevância para o trabalho. Os resultados obtidos indicaram que as oficinas desenvolvidas contribuíram significativamente para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLeitura e produção textual, práticas de letramento digitalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.initialsUNIFESSPApt_BR
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_Fanfics, multiletramentos e práticas de leitura e escrita na escola.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI