Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1704
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas de letramentos literário e cultural no contexto escolar: diversidade e o respeito às diferenças |
Autor(es): | SOUSA, Manoel Edmilson Costa de |
Primeiro Orientador: | PENALVA, Gilson |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SOUSA, Manoel Edmilson Costa de. Práticas de letramentos literário e cultural no contexto escolar: diversidade e o respeito às diferenças. 2021. 112 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1704. Acesso em: |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de letramento literário e cultural na região amazônica, direcionado à escola pública. A proposta foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte, em uma turma de 6º ano, localizada no município de Parauapebas. Para tanto, realizamos oficinas com leitura de textos literários de diferentes gêneros, propondo discussões acerca de bullying, bastante recorrente na turma em questão, e discussões de caráter sócio-político e cultural, avaliando processos metodológicos que envolvem o ensino-aprendizagem de literatura na escola de ensino fundamental. Para fundamentar a pesquisa, utilizamos pressupostos dos estudos culturais, teorias sobre ensino, letramento e currículo, focando na necessidade de considerar os letramentos como ideológicos e culturais e não como autônomos ou naturais. Dentre os teóricos utilizados como base, destaco QUIJANO (2005), HALL (2003), BHABHA (2013), MACEDO (2012, 2013, 2018, 2018), (CORAZZA, 2002), ROJO (2009) e STREET (2014). |
Abstract: | The present research aims to present a proposal for literary and cultural literacy in the Amazon region, aimed at public schools. The proposal was developed at the Municipal Elementary School Novo Horizonte, in a 6th grade class, located in the municipality of Parauapebas. To this end, we carried out workshops with reading of literary texts of different genres, proposing discussions about bullying, which is quite recurrent in the class in question, and discussions of a socio-political and cultural nature, evaluating methodological processes that involve the teaching-learning of literature at school. of elementary education. To support the research, we used assumptions from cultural studies, theories about teaching, literacy and curriculum, focusing on the need to consider literacies as ideological and cultural and not as autonomous or natural. Among the theorists used as a basis, I highlight QUIJANO (2005), HALL (2003), BHABHA (2013), MACEDO (2012, 2013, 2018, 2018), (CORAZZA, 2002), ROJO (2009) and STREET (2014). |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1704 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Palavras-chave: | Literatura - Estudo e ensino - Parauapebas (PA) Literatura - Amazônia Letramento Assédio nas escolas Ensino - Metodologia |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Editor: | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
Sigla da Instituição: | UNIFESSPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Linguística, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_Práticas de letramentos literário e cultural no contexto escolar.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons