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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDOSO, Pjekawere Kine K.-
dc.date.accessioned2022-03-04T13:56:37Z-
dc.date.available2022-03-04T13:56:37Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCARDOSO, Pjekawere Kine K. A importância das brincadeiras nas séries iniciais do ensino fundamental na escola Tatakti Kyikateje. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1710. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1710-
dc.description.abstractNowadays, we know that indigenous school education must seek to establish a link with indigenous education, maintaining school knowledge between the school, the community and their cultural knowledge. Therefore, we highlight as goals of this study, to understand the importance of cultural games in the early grades of elementary school at Tatakti Kyikatêjê School, verifying more specifically how the appreciation of the culture of indigenous students and the preservation and maintenance of interculturality has been happening in the school, through the use of the indigenous language, singing, dancing, body painting and especially the games of the Kyikatêjê. The methodology used was participant observation with a qualitative research approach based on a bibliographic survey. As procedures for data collection, we used participant observation of the many activities carried out in the school and in the community, which included observations, listening to the elders, informal conversations with some members of the school community and an interview with two teachers from the initial grades of elementary school. As a result, we could verify that indigenous school education has to be related to the learning of daily processes and values and experiences within the village, that in the school there is work with cultural games and the search for adapting the program content to the reality of the indigenous culture, however, we consider that not all teachers are able to develop their classes taking into account the interculturality, which makes us propose the need for continuing education, especially listening more to the notorious knowledge of the community in the development of classes and the school's Pedagogical Political Project.pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectBrincadeiras – Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEscolas indígenaspt_BR
dc.subjectÍndios Gavião do Pará - Educaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.titleA importância das brincadeiras nas séries iniciais do ensino fundamental na escola Tatakti Kyikatejept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Vanja Elizabeth Sousa-
dc.description.resumoNos dias atuais sabemos que a educação escolar indígena deve buscar estabelecer uma ligação com a educação indígena, mantendo os saberes escolares entre a escola, a comunidade e seus conhecimentos culturais. Assim, destacamos como objetivos desse estudo, entender a importância das brincadeiras culturais nas séries iniciais do ensino fundamental na Escola Tatakti Kyikatêjê, verificando de forma mais específica como a valorização da cultura dos alunos indígenas e a preservação e manutenção da interculturalidade vem acontecendo na escola, através do uso da língua indígena, do canto, da dança, a pintura corporal e principalmente das brincadeiras dos Kyikatêjê. A metodologia utilizada foi a observação participante com a abordagem de pesquisa qualitativa a partir do levantamento bibliográfico. Como procedimentos para coleta de dados utilizamos a observação participante das várias atividades realizadas na escola e na comunidade, onde incluímos as observações, escutas dos anciãos, conversas informais com alguns membros da comunidade escolar e uma entrevista direcionada a duas professoras das séries iniciais do ensino fundamental. Como resultados, pudemos constatar que educação escolar indígena, tem que está relacionada com o aprendizado de processos e valores cotidianos e vivências dentro da aldeia, que na escola há um trabalho com as brincadeiras culturais e a busca por uma adequação do conteúdo programático a realidade da cultura indígena, entretanto consideramos que nem todos os professores tem condições de desenvolverem suas aulas levando em consideração a interculturalidade, o que nos faz propor a necessidade de formação continuada, principalmente ouvindo mais os notório saber da comunidade no desenvolvimento das aulas e do Projeto Político Pedagógico da escola.pt_BR
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