Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1718
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Laboratório itinerante de química: uma proposta do PIBID para melhorar o ensino de Química nas escolas de ensino médio de Marabá e região |
Autor(es): | LAMEGO, Lana Botelho |
Primeiro Orientador: | SILVA, Simone Yasue Simote |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | LAMEGO, Lana Botelho. Laboratório itinerante de química: uma proposta do PIBID para melhorar o ensino de Química nas escolas de ensino médio de Marabá e região. 84 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Química, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1718. Acesso em: |
Resumo: | A precariedade das escolas públicas no que tange a espaços físicos destinados a laboratório, tem se tornado um desafio para professores e alunos. Muitas escolas não possuem laboratórios e as que possuem, são na maioria das vezes, utilizados como depósitos. Baseando-se nessa dificuldade de se ter um espaço apropriado para realização de um experimento químico, o subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Química teve como proposta realizar um Laboratório Itinerante, que consiste em facilitar e proporcionar soluções para déficits relacionadas à práticas de laboratório pelos alunos do ensino médio, visto que em sua maior parte os mesmos não possuem aulas desse alcance, apenas teóricas em sala de aula, levando experimentos químicos a todos alunos. O Laboratório Itinerante de Química consiste na confecção de kits contendo experimentos químicos, juntamente com cartilhas com explicações a respeito de cada experimento. Ao longo do projeto foram desenvolvidas diversas atividades, tais como: conhecer o ambiente escolar em 3 escolas públicas de Marabá/PA, situadas em diferentes núcleos da cidade; analisar o conteúdo programático e as metodologias utilizados em sala de aula; realizar pesquisa bibliográfica sobre possíveis experimentos a serem desenvolvidos; confeccionar os kits experimentais; produzir cartilhas de utilização dos kits e realizar demonstração dos kits experimentais nas séries do ensino médio correspondentes a cada experimento e também em praças, feiras de ciências e outros eventos científicos. As atividades desenvolvidas buscaram uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química, devido um ensino frequentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível. Ao fim do projeto PIBID verificou-se a importância deste, como facilitador do conhecimento, despertando o interesse dos estudantes pelos conteúdos que passam a ter sentidos à natureza e à ciência que não são possíveis ao se estudar Química apenas na teoria, e também pelos alunos de graduação do curso de licenciatura em Química, que puderam vivenciar a docência em escolas públicas. |
Abstract: | The precariousness of public schools in terms of physical spaces for the laboratory has become a challenge for teachers and students. Many schools do not have laboratories and those that do are most often used as warehouses. Based on this difficulty of having an appropriate space to carry out a chemical experiment, the PIBID subproject of the Licentiate in Chemistry course aimed to create an Itinerant Laboratory, which consists of facilitating and providing solutions for deficits related to laboratory practices by the high school students, since for the most part they do not have classes of this scope, only theoretical classes in the classroom. The Traveling Chemistry Laboratory consists of making kits containing chemical experiments, along with booklets with explanations about each experiment. Throughout the project, several activities were developed, such as: getting to know the school environment in 3 public schools in Marabá/PA, located in different centers of the city; analyze the syllabus and methodologies used in the classroom; carry out bibliographic research on possible experiments to be developed; make the experimental kits; produce primers for using the kits and carry out demonstrations of the experimental kits in the high school grades corresponding to each experiment and also in squares, science fairs and other scientific events. The activities developed sought an improvement in the teaching-learning process of the discipline of Chemistry, due to a teaching often conducted in an uninteresting and not very understandable way. At the end of the PIBID project, it was verified its importance, as a facilitator of knowledge, arousing the interest of students in the contents that come to have meanings for nature and science that are not possible when studying chemistry only in theory, and also by students undergraduate course in Chemistry, who were able to experience teaching in public schools. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1718 |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino Professores de química Professores - Formação Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Laboratórios de química Projeto experimental |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laboratório itinerante de química uma proposta do PIBID para melhorar o ensino de Química.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons