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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Maria Valderice dos Santos-
dc.creatorFREITAS, Vany de Almeida-
dc.date.accessioned2022-03-21T20:50:00Z-
dc.date.available2022-03-21T20:50:00Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Valderice dos Santos; FREITAS, Vany de Almeida. O papel do brincar no desenvolvimento emocional da criança. 2004. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará, Núcleo de Rondon do Pará, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Rondon do Pará, 2004. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1725. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1725-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.titleO papel do brincar no desenvolvimento emocional da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Lucélia Cardoso-
dc.description.resumoEste trabalho traz um estudo sobre o papel do brincar no desenvolvimento emocional da criança, norteado pelo problema "qual a relação do brincar com o desenvolvimento emocional de crianças de cinco e seis anos" em uma turma de alfabetização do município de Rondon do Pará. Tendo como objetivo conhecer e analisar a influência do brincar no desenvolvimento emocional da criança, utilizamos como referência teórica as concepções de Wallona Vygotsky, Kishimoto e outros, Nesse estudo, optamos pela pesquisa do tipo qualitativa embasada nas definições de Bogdan e Biklen, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e entrevista com a professora e seis alunos da turma de alfabetização de uma Instituição de Educação Infantil no referido município. Através da análise dos dados, concluímos que o brincar é uma linguagem infantil que expressa experiências vividas- É através da brincadeira que as crianças podem criar o seu mundo de faz-de-conta e passam a exercer o direito de escolha. Constatamos que, infelizmente, a escola pesquisada não oferece ainda condições adequadas para explorar as inúmeras contribuições dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento emocional e, embora a professora reconheça a importância do brincar nesse processo, não o efetiva na sua prática pedagógica. Como resposta ao problema central deste estudo, concluímos que o brincar é importante para o desenvolvimento emocional da criança porque possibilita a exteriorização de pensamentos, sentimentos e, até mesmo, a resolução de conflitos emocionais. Diante disso, é necessário que os pais e profissionais que atuam mais intimamente com as crianças, estejam conscientes da importância do brincar no desenvolvimento emocional, para que possam observar as reações expressas por elas nas brincadeiras e com isso explorar cada vez mais as possibilidades do brincar, contribuindo, dessa maneira, para o desenvolvimento integral da criança, reconhecendo, acima de tudo, que o brincar é tão necessário, quanto o próprio alimento.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Pedagogia

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