Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Ruan Lion Costa de-
dc.date.accessioned2022-03-28T21:09:26Z-
dc.date.available2022-03-28T21:09:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSouza, Ruan Lion Costa de. Um estudo sobre os impactos da covid-19 na educação matemática de Santana do Araguaia – PA: uma análise da perspectiva de concluintes do Ensino Médio. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Santana do Araguaia, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1741. Acesso em: Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1741-
dc.description.abstractBased on the events that triggered the Covid-19 pandemic and that generated social isolation, many doubts were established in the context of society. Among the doubts, it is necessary to mention the concerns related to the teaching-learning process that was interrupted from its face-to-face meetings and started to work remotely. Taking this situation as a guiding thread, the research presented in this work takes as a problematization the following question: What considerations can be made from the speech of high school graduating students regarding Mathematics Education and the pandemic period in Santana do Araguaia? Its objective is to study and discuss from the discourse of high school graduating students, the educational reality in Santana do Araguaia, more specifically in the context of Mathematics Education in the face of the situation experienced due to the pandemic and social distance caused by Covid-19. For this, a descriptive and qualitative research is used, being its type classified as a field research whose data collection took place through forms distributed virtually to students graduating from High School at E.E.E.M. Prof. Jorceli Silva Sestari in Santana do Araguaia, southern Pará. Among some of the results found, it is possible to mention the dropout rates, disinterest or dissatisfaction with remote teaching and other problems presented during the research.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação matemática – Santana do Araguaia (PA)pt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEducação – Finalidades e objetivospt_BR
dc.titleUm estudo sobre os impactos da covid-19 na educação matemática de Santana do Araguaia – PA: uma análise da perspectiva de concluintes do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SILVEIRA, Helves Belmiro da-
dc.description.resumoBaseado nos acontecimentos que desencadearam a pandemia da Covid-19 e que geraram o isolamento social muitas dúvidas se instauraram no contexto da sociedade. Dentre as dúvidas é preciso mencionar as preocupações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem que foi interrompido de seus encontros presenciais e passou a funcionar de maneira remota. Tomando esta situação como fio condutor, a pesquisa apresentada neste trabalho toma como problematização a seguinte pergunta: Quais considerações se pode tecer a partir da fala de alunos concluintes do Ensino Médio no que tange a Educação Matemática e o período pandêmico em Santana do Araguaia? Sendo seu objetivo o de estudar e discutir a partir do discurso dos discentes concluintes do Ensino Médio, a realidade educacional em Santana do Araguaia, mais especificamente no âmbito da Educação Matemática frente a situação vivenciada devido a pandemia e distanciamento social ocasionado pela Covid-19. Para isso, faz se uso de uma pesquisa descritiva e qualitativa, sendo seu tipo classificado como uma pesquisa de campo cuja coleta de dados se deu através de formulários distribuídos virtualmente para alunos concluintes do Ensino Médio da E.E.E.M. Profª Jorceli Silva Sestari em Santana do Araguaia, sul do Pará. Dentre alguns dos resultados encontrados é possível mencionar as taxas de evasão, desinteresse ou insatisfação com ensino remoto e outras problemáticas apresentadas no decorrer da pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RUAN LION Costa de Souza.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI