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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1753
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOARES, Sueyla Simone Silva-
dc.date.accessioned2022-04-04T18:02:58Z-
dc.date.available2022-04-04T18:02:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOARES, Sueyla Simone Silva . O papel da Biblioteca escolar nas práticas de incentivo à leitura: um desafio para as ações pedagógicas da Escola Municipal Tancredo Neves, no município de São Félix do Xingu. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de São Félix do Xingu, Instituto de Estudos do Xingu, Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, São Félix do Xingu, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1753. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1753-
dc.description.abstractThis paper discusses the potential of using literary works aimed at children and adolescentes in the contexto of public policy at the Tancredo Neves Municipal Elementary School a rural área of the Municipal Network of São Félix do Xingu – Pará. an experience with pedagogical practice was developed that contemplates the work with literature in the school environment, through activities presented in the form of a didactic sequence proposed by Rildo Cosson in the book Literamento Literário: theory and practice (2014). The teaching core of the activity is the reading of literary texts, since literature classes are privileged spaces for the development of activities that reinforce the identity formation of students. It was also the intention of this work to bring reflections on the importance of the space destined to the school library for reading practices. Thus, the didactic proposal had as corpus the work of children's literature produced by José Saramago The biggest flower in the world (2001) based on bibliographic readings by theorists such as Ângela Kleiman (2004), Rildo Cosson (2014), Magda Soares (2009 ) among others whose purpose is to show how the existence of a space for reading practices can cause significant changes in the pedagogical work with literature.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectBibliotecas escolares – São Félix do Xingu (PA)pt_BR
dc.titleO papel da Biblioteca escolar nas práticas de incentivo à leitura: um desafio para as ações pedagógicas da Escola Municipal Tancredo Neves, no município de São Félix do Xingupt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ATAÍDE, Luciana de Barros-
dc.description.resumoEste trabalho traz uma discussão sobre as potencialidades do uso de obras literárias destinadas ao público infanto-juvenil no contexto da política pública da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves, área rural da Rede Municipal de São Félix do Xingu – Pará. Por meio desta pesquisa foi desenvolvida uma experiência com prática pedagógica que contempla o trabalho com a literatura no âmbito escolar, através de atividades apresentadas em forma de sequência didática proposta por Rildo Cosson no livro Letramento literário: teoria e prática (2014). A atividade tem como núcleo de ensino a leitura do texto literário, uma vez que as aulas de literatura são espaços privilegiados para o desenvolvimento de atividades que reforcem a formação identitária dos estudantes. Foi também intenção desse trabalho trazer reflexões sobre a importância do espaço destinado à biblioteca escolar para as práticas leitoras. Assim, a proposta didática teve como corpus a obra da literatura infanto-juvenil produzida por José Saramago A maior flor do mundo (2001) assentada em leituras bibliográficas de teóricos como Ângela Kleiman (2004), Rildo Cosson (2014), Magda Soares (2009) entre outros cujo propósito é mostrar o quanto a existência de um espaço para as práticas leitoras pode provocar transformações significativas no trabalho pedagógico com a literatura.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Letras - Língua Portuguesa

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