Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1755
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Letramento literário na educação de jovens e adultos: desafios e conquistas no processo de formação de leitores em São Félix do Xingu |
Autor(es): | MELO, Erilson Gonçalves de |
Primeiro Orientador: | ROMERO, Jorge Henrique da Silva |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | MELO, Erilson Gonçalves de. Letramento literário na educação de jovens e adultos: desafios e conquistas no processo de formação de leitores em São Félix do Xingu. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de São Félix do Xingu, Instituto de Estudos do Xingu, Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, São Félix do Xingu, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1755. Acesso em: |
Resumo: | A presente pesquisa analisa a atual situação educacional da Educação de Jovens e Adultos em São Félix do Xingu. Quais os atuais desafios da EJA? Para responder essa questão, tem-se como objetivo Geral: Analisar a realidade educacional da EJA em São Félix do Xingu. O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica. Utilizou-se a abordagem qualitativa por meio de revisões bibliográficas recorrendo aos conhecimentos de Freire (1987-1992-1996-2000), Magda Soares (2003- 2004-2006), Cosson (2009 -2014), além de documentos oficiais como a LDBEN- Lei 9.394/ 96. O resultado da pesquisa mostra que, apesar de existir uma preocupação desde o início do século XX, com a erradicação do analfabetismo no país, ainda existe uma grande parcela da população brasileira não alfabetizada, e consequentemente acabam excluídas socialmente. A educação de jovens e adultos encontra-se diante de antigos e novos desafios para melhorar a sua qualidade como um todo; entre esses desafios está a formação de professores e a criação de políticas públicas específicas que atendam essa modalidade de ensino, visto que, a EJA, enquanto modalidade educacional atende alunos-trabalhadores e deve ter por finalidade o compromisso com a formação humana e o acesso à cultura geral, nesse sentido passa a propiciar ao educando o desenvolvimento da sua autonomia intelectual e moral. |
Abstract: | This research analyzes the current educational situation of Youth and Adult Education in São Félix do Xingu. What are EJA's current challenges? To answer this question, the General objective is: Analyze the educational reality of EJA in São Félix do Xingu. The study was developed from bibliographical research. A qualitative approach was used through bibliographic reviews using the knowledge of Freire (1987- 1992-1996-2000), Magda Soares (2003-2004-2006), Cosson (2009 -2014), as well as official documents such as LDBEN - Law 9,394/96. The research result shows that, despite the concern since the beginning of the 20th century, with the eradication of illiteracy in the country, there is still a large portion of the Brazilian population that is illiterate, and consequently they end up socially excluded. Youth and adult education is facing old and new challenges to improve its quality as a whole; among these challenges is the training of teachers and the creation of specific public policies that meet this type of teaching, since EJA, as an educational modality serves student-workers and must aim at the commitment to human training and access to general culture, in this sense, it provides the student with the development of his intelectual and moral autonomy. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1755 |
Palavras-chave: | Leitura (Educação de adultos) Educação de jovens e adultos - São Félix do Xingu (PA) Letramento |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | Curso de Letras - Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Letramento literário na educação de jovens e.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons