Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1769
Tipo: | Dissertação |
Título: | Produção e aplicação de livro paradidático para o ensino de Astronomia Cultural: “Uma aventura pelos céus da Amazônia” |
Autor(es): | SOUZA, Gleyson Miranda de |
Primeiro Orientador: | SANTOS, Camila Maria Sitko Meira dos |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SOUZA, Gleyson Miranda de. Produção e aplicação de livro paradidático para o ensino de Astronomia Cultural: “Uma aventura pelos céus da Amazônia”. 2022. 110 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1769. Acesso em: |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões que envolvem o ensino de Astronomia na Educação Básica, mais especificamente, a Astronomia Cultural atrelada aos diferentes tipos de saberes descritos por Áttico Chassot e aos perfis conceituais de Eduardo Mortimer. O trabalho tem como objetivo desenvolver atividades práticas de Astronomia a partir da produção e aplicação de uma narrativa por meio de um livro paradidático voltado para contexto da Amazônia no que se refere às constelações indígenas, com intuito de valorizar e preservar os saberes locais dos alunos. A temática do multiculturalismo faz parte dos Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como contempla a habilidade EF09CI15: “relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.)”. O trabalho é caracterizado como qualitativo e faz observações de possíveis indícios de aprendizagens por meio do desempenho dos alunos durante as atividades realizadas. Desse modo, este trabalho apresenta 4 atividades práticas de Astronomia por meio de uma sequência didática, incluindo a leitura do livro paradidático “Uma Aventura pelos Céus da Amazônia”, aulas expositivas, uso do software Stellarium e atividades observacionais do céu a olho nu. O público-alvo foram 20 alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tia Erica Strasser, localizada no município de Moju-PA. Logo, a aplicação das atividades elencadas na sequencia didática, permitiu detectar indícios de aprendizagem, a saber, dos conceitos astronômicos trazidos pela BNCC. Além disso, tais atividades despertaram a curiosidade dos alunos e contribuíram para o processo de alfabetização científica, no entanto, percebeu-se que ainda existem muitas barreiras a serem superadas, tais como a falta de recursos didáticos/paradidáticos apropriados, salas adequadas, ausência de computadores nas escolas, falta de formação específica para os professores, entre outros fatores. Portanto, conclui-se que este trabalho, por meio da aplicação da sequência didática, torna-se uma importante ferramenta educacional e contribui para o processo de letramento científico do aluno. Assim, espera-se que o material aqui construído possa ser utilizado em outros contextos, por outros docentes, a fim de se explorar a área da Astronomia cultural na Educação Básica. |
Abstract: | This work presents reflections that involve the teaching of Astronomy in Basic Education, more specifically, Cultural Astronomy linked to the different types of knowledge described by Áttico Chassot and to the conceptual profiles of Eduardo Mortimer. The work aims to develop practical astronomy activities from the production and application of a narrative through a paradidactic book focused on the Amazon context with regard to indigenous constellations, in order to value and preserve the local knowledge of students. The theme of multiculturalism is part of the Transversal Contemporary Themes of the National Common Curricular Base (BNCC), as well as the skill EF09CI15: “to relate different readings of the sky and explanations about the origin of the Earth, the Sun or the Solar System to the needs of different people”. cultures (agriculture, hunting, myth, spatial and temporal orientation, etc.)”. The work is characterized as qualitative and makes observations of possible signs of learning through the performance of students during the activities carried out. Thus, this work presents 4 practical Astronomy activities through a didactic sequence, including reading the paradidactic book “An Adventure through the Skies of the Amazon”, expository classes, use of the Stellarium software and observational activities of the sky with the naked eye. The target audience was 20 students from the 9th year of the Tia Erica Strasser Municipal Elementary School, located in the municipality of Moju-PA. Therefore, the application of the activities listed in the didactic sequence allowed us to detect evidence of learning, namely, the astronomical concepts brought by the BNCC. In addition, such activities aroused the students' curiosity and contributed to the scientific literacy process, however, it was noticed that there are still many barriers to be overcome, such as the lack of appropriate didactic/paradidactic resources, adequate rooms, absence of computers in schools, lack of specific training for teachers, among other factors. Therefore, it is concluded that this work, through the application of the didactic sequence, becomes an important educational tool and contributes to the student's scientific literacy process. Thus, it is expected that the material constructed here can be used in other contexts, by other teachers, in order to explore the area of cultural astronomy in Basic Education. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1769 |
CNPq: | Ciências Exatas e da Terra |
Palavras-chave: | Astronomia - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Ciência - Estudo e ensino Livros de leitura |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Editor: | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
Sigla da Instituição: | UNIFESSPA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | MNPEF - MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Produção e aplicação de livro paradidático para o ensino de Astronomia Cultural.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons