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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSARRAF, Erick Jhonys Paes-
dc.date.accessioned2022-05-27T20:50:16Z-
dc.date.available2022-05-27T20:50:16Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSARRAF, Erick Jhonys Paes. História pra ninar o preconceito: com versos narrados por mulheres negras na educação matemática. 2022. 84 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1860. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1860-
dc.description.abstractThis master’s dissertation leads to the stories that – sometimes – history doesn’t count. It seeks to present narratives that Math teachers, declared black people, emphasizing their path of life and professional related to a matter of race, gender and experience in Math education. The purpose is to investigate how mathematic black teachers as part of the teaching network, in Marabá/PA, understand topics of race and gender in their professional and personal path; and; specifically, to describe how are their experiences with race and gender topics in the field of mathematics education; outline the conception of these subjects about their agreement facing prejudice; identify possible black mathematics teachers’ weaknesses about topics related to race and gender; aiming the assumption of these goals has been done – exclusively – to answer the question: how black mathematics teachers notice the prejudice through the race and gender optic? The methodological path was conceived with qualitative research, focusing mainly on social phenomenology, the narrative interview for the structural analysis, the data collection and the documentary method for interpretation. In short, the results’ acquisition we will try to highlight – if it exists or not – the fragility on black teachers’ perception about prejudice in mathematics education field. Therefore, with this investigation realization, it will be possible the capture and registration of the social actors’ lines, and to figure out how race, gender and mathematics education has been constructed in the academic field. This research will reveal topics considered “marginal” in academic production, in special on teacher training, such as race and gender, enabling that the characters’ history become of public knowledge, and to voice them and make noise. In other words, to break the bonds of prejudice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessoras de matemática - Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectEducadoras negras - Marabá (PA) - Narrativas pessoais.pt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleHistória pra ninar o preconceito: com versos narrados por mulheres negras na educação matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Ana Clédina Rodrigues-
dc.description.resumoEsta dissertação abre alas para as histórias que – as vezes – a história não conta. Busca apresentar as narrativas de professoras de matemática, autodeclaradas negras, dando ênfase as suas trajetórias de vida e profissional relacionadas a questão de raça, gênero e formação em educação matemática. O objetivo é verificar como professoras negras de matemática atuantes na rede básica de ensino, no município de Marabá/PA, percebem os assuntos de raça e gênero em sua trajetória pessoal e profissional. E, especificamente, descrever as suas experiências com os assuntos de raça e gênero no campo da educação matemática; identificar – se existem ou não – possíveis fragilidades da percepções das professoras negras de matemática sobre os temas relacionados à raça e o gênero; delinear a concepção das entrevistadas acerca do seu entendimento frente ao preconceito; visando a assunção destes objetivos se faz – exclusivamente – para responder ao questionamento: como professoras negras de matemática percebem o preconceito, através da ótica das relações de raça e gênero? Como caminho metodológico se configurou com uma pesquisa qualitativa, utilizando a Fenomenologia Social como enfoque, a entrevista narrativa para análise estrutural de reunião de dados e o método documentário para interpretação. Em síntese, a obtenção dos resultados busca evidenciar – se existe ou não – a fragilidade na percepção das professoras negras sobre o preconceito no campo da educação matemática. Portanto, com a efetivação dessa investigação será possível a captura e o registro das falas das professoras investigadas e, compreender como vem sendo construído os debates sobre raça, gênero e educação matemática no campo acadêmico. A pesquisa possibilitará evidenciar assuntos considerados “marginais” na produção acadêmica, em especial na formação de professores de matemática, como a raça e o gênero, possibilitando que a história das personagens desta pesquisa, seja de conhecimento público, e também sirva de microfone para que tenham voz e façam barulho, ou seja, rompam com preconceitos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUnifesspapt_BR
Aparece nas coleções:FAMAT - Faculdade de Matemática

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