Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSALES JUNIOR, Elias dos Santos-
dc.date.accessioned2022-05-31T12:10:35Z-
dc.date.available2022-05-31T12:10:35Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSALES JUNIOR, Elias dos Santos. Mouse virtual conduzido através do rastreamento de movimentos da cabeça por webcam do computador. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Geociências e Engenharias, Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica, Curso de Engenharia Elétrica, Marabá, 2020. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1861>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1861-
dc.description.abstractAccessibility is a basic and indispensable condition for any social inclusion process. In Brazil, accessibility is a right supported by law that guarantees the safety and autonomy of people with disabilities or reduced mobility. Sometimes, when it comes to accessibility, an almost immediate relationship is made with architectural accessibility (ramps, handrails, etc.). However, digital accessibility has become a necessity of the first order, since access to information and the use of computers has intensified during this pandemic period of the new coronavirus in 2020. Unfortunately, people with disabilities still do not know many difficulties accessing the computer. This work proposes the development of a virtual mouse that, through the computer’s webcam, tracks the movements of the head and converts them into movements of the mouse cursor. It is also possible to simulate clicks with the detection of facial expressions (open eyes and high eyebrows). For the development of this work, he basically used the Python programming language (mainly an OpenCV library) and Convolutional Neural Networks. The results revealed that, despite the need for improvements, the virtual mouse driven through the movement of the head can help people with disabilities or reduced mobility of the upper limbs. It was observed 97.1 % of correctness in relation to the classification of images that would need to be classified as ”eyes closed”and 98.5 % of correctness with the class of ”high eyebrows”. In addition, it is important to emphasize that the proposal due to this work has the advantage of being of low cost, since it is not necessary to spend on any specific hardware, using only a common computer webcam.pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMouse Virtualpt_BR
dc.subjectMovimentos da cabeçapt_BR
dc.subjectProcessamento Digital de Imagenspt_BR
dc.titleMouse virtual conduzido através do rastreamento de movimentos da cabeça por webcam do computadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Aline Farias Gomes de-
dc.description.resumoA acessibilidade ́e uma condi ̧c ̃ao b ́asica e indispens ́avel a qualquer processo de inclus ̃ao social. No Brasil, a acessibilidade ́e um direito amparado por lei que garante a seguran ̧ca e autonomia de pessoas portadoras de deficiˆencia ou com mobilidade reduzida. Por vezes, quando se fala em acessibilidade, ́e feita uma rela ̧c ̃ao quase que imediata com a acessibilidade arquitetˆonica (rampas, corrim ̃aos e etc). Por ́em, a acessibilidade digital passou a ser necessidade de primeira ordem, j ́a que o acesso `a informa ̧c ̃ao e o uso de computadores tem se intensificado durante esse per ́ıodo de pandemia do novo coronav ́ırus no ano de 2020. Infelizmente, pessoas com deficiˆencias ainda encontram muitas dificuldades para acessar o computador. Este trabalho prop ̃oe o desenvolvimento de um mouse virtual que, atrav ́es da webcam do computador, faz o rastreamento dos movimentos da cabe ̧ca e os converte em movimentos do cursor do mouse. E poss ́ıvel ainda simular cliques com a detec ̧c ̃ao ́ de express ̃oes faciais (olhos abertos e sobrancelhas altas). Para o desenvolvimento deste trabalho fez se uso basicamente da linguagem de programa ̧c ̃ao Python (principalmente a biblioteca OpenCV) e de Redes Neurais Convolucionais. Os resultados revelaram que, apesar da necessidade de melhorias, o mouse virtual conduzido atrav ́es do movimento da cabe ̧ca pode auxiliar pessoas com deficiˆencia ou com mobilidade dos membros superiores reduzidas. Observou se 97,1% de acerto com rela ̧c ̃ao a classifica ̧c ̃ao das imagens que precisariam ser classificadas como “olhos fechados” e 98,5% de acerto com a classe de “sobrancelhas altas”. Al ́em disso, ́e importante salientar que a proposta a que se deve este trabalho possui a vantagem de ser de baixo custo, j ́a que n ̃ao se faz necess ́ario gastos com nenhum hardware espec ́ıfico, utilizando apenas uma webcam comum de computador.pt_BR
Aparece nas coleções:FACEEL - Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Mouse virtual.pdf5,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Logo Unifesspa Logo SIBI