Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1889
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CONCEIÇÃO, Francisco Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-07T13:35:05Z | - |
dc.date.available | 2022-06-07T13:35:05Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, Francisco Rodrigues da. Porca de bobes, pé-de-garrafa e boiúna: a utilização de lendas marabaenses como proposta de sequência didática de projeto de leitura e teatralização no Ensino Fundamental II. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1889. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1889 | - |
dc.description.abstract | This work aims to discuss the importance of using legends from Maraba as instruments for teaching reading and theatricality, using a didactic sequence in the Elementary School II, considering the relations established among orality, memory and textual genres. In this perspective, the register, the analysis and the rescue of legends that have already been told by the citizens of Maraba become fundamental elements for us to understand the role of orality and the social, historical and cultural contexts in the Portuguese Language and Literary Studies classes. The development of pedagogical activities using a didactic sequence that will approach three legends of the city, which are: the Boiuna, the Porca de Bobes and the Pé de Garrafa, will be the corpus of this research. These legends are part of the socio-cultural and historical representations of the inhabitants of Marabá. Furthermore, we will seek to develop reflections and analyses based on the premises present in the National Curricular Guidelines and the National Common Curricular Base for the proposals of activities, didactic sequences and theoretical-methodological supports that will be adopted in Portuguese Language and Literary Studies classes, in order to work on orality and the linguistic development of students in the Elementary II level. The theoretical assumptions of Cafiero and Coscarelli (2013), Dionisio and Marcuschi (2007) and Dolz and Schneuwly (2004), among others, will serve as a theoretical basis for the analysis and discussions to be held throughout the research. Based on the data obtained, we will make some reflections about the teaching of Portuguese Language and literature, about the teaching practice as a mediator of this process and, consequently, about the students' linguistic-discursive development and performance. Through this work, we will also reflect about the use of textual genres such as the legends from Maraba in the reading, oral and theatrical practices. In this context, we will try to unveil the intrinsic aspects of the processes of construction of sociocultural identities of the students in school environments. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa - Estudo e ensino - Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Lendas - Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Oralidade na literatura | pt_BR |
dc.title | Porca de bobes, pé-de-garrafa e boiúna: a utilização de lendas marabaenses como proposta de sequência didática de projeto de leitura e teatralização no Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PAULINELLI, Maysa de Pádua Teixeira | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo discutir a importância do uso de lendas marabaenses como instrumentos de ensino de leitura e teatralização, utilizando uma sequência didática no Ensino Fundamental II, considerando-se as relações estabelecidas entre oralidade, memória e gêneros textuais. Nessa perspectiva, o registro, a análise e o resgate de lendas que já foram contadas pelos cidadãos marabaenses tornam-se elementos fundamentais para que compreendamos o papel da oralidade e dos contextos sociais, históricos e culturais na nas aulas de Língua Portuguesa e Estudos Literários. O desenvolvimento de atividades pedagógicas com utilização de uma sequência didática que abordará três lendas da cidade, que são: a Boiúna, Porca de Bobes e o Pé de Garrafa, será o corpus da pesquisa. Essas lendas fazem parte das representações socioculturais e históricas dos habitantes de Marabá. Ademais, buscaremos desenvolver reflexões e análises a partir das premissas presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular para as propostas de atividades, de sequências didáticas e de suportes teórico-metodológicos que serão adotados em aulas de Língua Portuguesa e Estudos Literários, a fim de trabalhar a oralidade e o desenvolvimento linguístico de alunos do Fundamental II. Os pressupostos teóricos de Cafiero e Coscarelli (2013), Dionisio e Marcuschi (2007) e Dolz e Schneuwly (2004), dentre outros, servirão de base teórica para as análises e discussões a serem realizadas ao longo da pesquisa. A partir dos dados obtidos, realizaremos algumas reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa e literatura, sobre a prática docente como mediadora desse processo e, por conseguinte, sobre o desenvolvimento e desempenho linguístico-discursivo dos alunos. Por meio deste trabalho também refletiremos acerca do uso de gêneros textuais como as lendas marabaenses nas práticas de leitura, oralidade e teatralização. Nesse contexto, buscar-se-á desvelar os aspectos intrínsecos aos processos de construção de identidades socioculturais dos alunos em ambientes escolares. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Porca de bobes, pé-de-garrafa e boiúna.pdf | 937,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons