Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1913
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Daniel Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T19:41:55Z | - |
dc.date.available | 2022-06-30T19:41:55Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniel Lima da. O ensino de história para o aluno surdo: inclusão e o uso da fotografia para o ensino de história de Marabá-PA. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2021. Disponível em: htttp://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1913. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1913 | - |
dc.description.abstract | This work presents the possibility of inclusive history teaching for deaf students through the use of photography as a didactic element for teaching and learning local history in Marabá. The concepts of teaching history, local history and inclusive education are the central terms present in this research, these concepts were studied in order to analyze the social configurations, in a historical system of exclusion of people with disabilities in society. A chronological sequence of historical events about education in Brazil, the process of institutionalization of education for people with disabilities and the teaching of history in the 1960s to 1990s were observed. We also approach the social paradigms and educational models for people with disabilities, emphasizing the inclusive education model, as well as the rights and legal guarantees of people with disabilities acquired over the centuries of struggle. We seek to discuss the relevance of teaching local history in the student's life. We developed a reflection on photography that, in addition to being a historical source, it was analyzed from the perspective of a teaching-learning methodological tool for a class with deaf students, in such a way, we created a pedagogical teaching material that aims to assist in the teaching-learning process of local history. | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva - Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estudantes surdos | pt_BR |
dc.subject | Marabá (PA) - História | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | O ensino de história para o aluno surdo: inclusão e o uso da fotografia para o ensino de história de Marabá-PA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MONTI, Carlo Guimarães | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho apresenta a possibilidade do ensino inclusivo de história para o aluno surdo a partir do uso de fotografia como elemento didático de ensino e aprendizagem da história local em Marabá. Os conceitos de ensino de história, de história local e de educação inclusiva são os termos centrais presentes nesta pesquisa, esses conceitos foram estudados com o fim de análise para as configurações sociais, em um sistema histórico de exclusão da pessoa com deficiência na sociedade. O trabalho observou uma sequência cronológica de acontecimentos históricos acerca da educação no Brasil, do processo da institucionalização do ensino para as pessoas com deficiência e do ensino de história nas décadas de 1960 a 1990. Também abordamos os paradigmas sociais e modelos educacionais para as pessoas com deficiência, dando ênfase ao modelo de ensino inclusivo, assim como, dos direitos e garantias legais das pessoas com deficiência adquiridos no decorrer dos séculos de luta. Buscamos discutir a relevância do ensino de história local na vida do aluno. Desenvolvemos uma reflexão acerca da fotografia que, para além de uma fonte histórica, foi analisada sob a perspectiva de ferramenta metodológica de ensino-aprendizagem para uma turma com aluno surdo, de tal modo, criamos um material didático pedagógico que visa auxiliar no processo de ensino aprendizagem de história local. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino de história para o aluno surdo inclusão e o uso da fotografia para o ensino de história de Marabá-PA.pdf | 9,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons