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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/192
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Jogo baralho das variáveis uma proposta de utilização de jogos para disciplina de Programação |
Autor(es): | FRANÇA, Elvis Lopes de NUNES, Roberto Costa SANTOS, Rogério Carvalho dos |
Primeiro Orientador: | Cássia Maria Carneiro KAHWAGE |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | FRANÇA, Elvis Lopes de; NUNES, Roberto Costa; SANTOS, Rogério Carvalho dos. Jogo baralho das variáveis uma proposta de utilização de jogos para disciplina de Programação. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Faculdade de Computação, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Marabá, 2012. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/192>. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo desenvolver o protótipo de um jogo denominado de Baralho das Variáveis, sendo este voltado para auxiliar no ensino de princípios iniciais da disciplina de programação. Para coletar dados nesta pesquisa, além da revisão de literatura, foi aplicado um questionário com os alunos iniciantes do curso de graduação em Sistema de Informação, turma 2010, da Faculdade de Computação, Campus Universitário de Marabá da Universidade Federal do Pará, e realizado uma entrevista com professores de cursos superiores e técnicos de instituições públicas dentro do município de Marabá, com foco em encontrar as principais dificuldades no ensino da disciplina de programação. Para testar o protótipo desenvolvido, foi aplicado um questionário a alunos do curso de graduação em Sistema de Informação, turma 2011, sendo que estes foram divididos em dois grupos e um dos grupos utilizou o jogo baralho de variáveis, antes de responder o questionário. O grupo de alunos que jogaram, apresentaram maior índice de acerto comparado aos alunos do grupo que não jogaram. O estudo se mostrou positivo, pois foi de acordo com a revisão de literatura levantada ao longo da pesquisa, mostrando que o uso de ferramentas que auxiliem no ensino, pode somar com o conteúdo ensinado pelo professor. |
Abstract: | This study aims to develop a prototype game called Variable Deck, which is geared to assist in teaching the principles of initial programming discipline. To collect data in this research, in addition to literature review, a questionnaire was administered to students beginning undergraduate course in Information System, Class 2010, School of Computing, University Campus of Marabá, Federal University of Pará, and conducted a interview with faculty from colleges and technical institutions public within the city of Marabá, focused on finding the main difficulties in the teaching of programming. To test the prototype, a questionnaire was administered to students in the undergraduate program in Information Systems, class 2011, and these were divided into two groups and one of these groups played the prototype before answering the questionnaire. The group of students who played, had higher accuracy compared to the group of students who did not play. The study was positive, it was according to the literature review raised throughout the research showing that the use of tools that assist in teaching, can add to the content taught by the teacher. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/192 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO |
Palavras-chave: | Jogos Educativos Dificuldades de Aprendizagem Ensino de Programação Ferramentas que Auxiliem no Ensino |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FACEEL - Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica |
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