Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1923
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Naires Fonseca dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T17:11:17Z | - |
dc.date.available | 2022-07-07T17:11:17Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Naires Fonseca dos. Sobre importâncias, motivações e conquistas: a Educação de Jovens e Adultos, EJA, em uma escola pública no município de Marabá/PA . 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1923. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1923 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to reflect on Youth and Adult Education (YAE), identifying the factors involved in the non-permanence in school by these individuals in a public school in the city of Marabá/PA. We propose a reflection on the teacher-student relationship in the teaching and learning process, identifying the importance of educational practices in the motivations and achievements for these students to stay in school, discussing methods to help minimize school dropout. The research took place at Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Motta da Silveira, in the 1st and 2nd grades with students and teachers of the YAE. The research method was based on a qualitative approach, due to the interest in getting into the context of the researched phenomenon. The procedures for data collection were given, first, through a bibliographic research, which guided the search for answers to the problem through articles, books, periodicals, Internet, etc. Authors such as Paulo Freire, Marques and Carvalho, Zabala, among others, provided the theoretical basis for the work. Then, through a field research with open questions that showed us that these students live in a constant coming and going to school, that the main factors of dropout are linked to work and the lack of incentives and motivations. The investigation showed the importance of the relationship between the teacher and his educational practices with the reality of these students, understanding the various reasons for absences and dropouts, helping them to stay in school and be successful. | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos – Marabá (PA) | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Motivação na educação | pt_BR |
dc.title | Sobre importâncias, motivações e conquistas: a Educação de Jovens e Adultos, EJA, em uma escola pública no município de Marabá/PA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | TEIXEIRA JR., Tiese Rodrigues | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos, EJA, identificando os fatores que imbricam na não permanência na escola por esses indivíduos em uma escola pública no município de Marabá/PA. Propondo uma reflexão sobre a relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem, identificando a importância das práticas educativas nas motivações e conquistas para permanência desses alunos na escola, vindo a discutir métodos que auxiliem na minimização da evasão escolar. A pesquisa aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Motta da Silveira, nas séries de 1° e 2° etapa com alunos e professores da EJA. O método de pesquisa se baseou pela abordagem qualitativa, pelo interesse de entrar no contexto do fenômeno pesquisado, os procedimentos para coleta de dados se deram, primeiro, através de uma pesquisa bibliográfica a qual foi norteadora na busca de resposta do problema por artigos, livros, periódicos, Internet etc., autores como Paulo Freire; Marques e Carvalho; Zabala entre outros deram embasamento teórico ao trabalho. Depois, por meio de uma pesquisa de campo com perguntas abertas que nos mostrou que esses estudantes vivem em um constante vai e volta para escola, que os principais fatores da evasão então ligados ao trabalho e à falta de incentivos e motivações. A investigação mostrou a importância da relação do professor e suas práticas educativas com a realidade desses alunos, compreendendo os diversos motivos das faltas e desistências, ajudando-os na sua permanência e no seu êxito escolar | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Sobre importâncias, motivações e conquistas.pdf | 429,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License