Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1933
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LIMA, Marcivaldo Batista | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T19:44:32Z | - |
dc.date.available | 2022-07-19T19:44:32Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Marcivaldo Batista. As relações de causa e consequência como estratégia em textos dissertativo-argumentativos. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1933. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1933 | - |
dc.description.abstract | The race for a job opportunity, or even a vacancy in public universities, has become a fierce dispute for those who desire to compete for one of these vacancies by attending to public tender. It is notorious that one of the criteria adopted by the evaluating banks is essays with texts of argumentative dissertation nature. Because it is not an easy task to write a text that meets the criteria of the evaluating banks, the writing has developed into a challenge for those who dream of a change at universities. Because it is a very complicated and extremely complex activity, the production of text requires the student a cognitive ability, as well as a good lexical encyclopedia. The essay not only evaluates the writing of the candidates, but also the ability to expose their knowledge to highly relevant social issues. Faced with some adversities encountered by those who crave to work on argumentative dissertation texts, this work aims to present a strategy that will simplify for anyone who thus wishes to master the challenges of the essays. The methodology adopted in this work consists of bibliographic research so that it would support the arguments mentioned above. As well as, topics considered particularly relevant were addressed, which thus consider the thesis presented. Among them are language, language and speech; language and text; textuality and its five elements; argumentation; discursive language; argumentative operators; coherence and textual cohesion; textual typology and its genres; and the operators of cause and consequence whose purpose is to work on the cause and consequence strategy. It is believed that this foundation that was presented in this work, will help all those who wish to overcome the challenges of the essays and become winners with a 1,000-note essay. This work concludes with an analysis of a 1,000-note essay, in which the cause and consequence were adopted as a strategy. | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source.uri | Disponível na internet via correio eletrônico: bsct@unifesspa.edu.br | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Escrita | pt_BR |
dc.subject | Textos | pt_BR |
dc.title | As relações de causa e consequência como estratégia em textos dissertativo-argumentativos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PAULINELLI, Maysa de Pádua Teixeira | - |
dc.description.resumo | A corrida por uma vaga de emprego, ou mesmo uma vaga em universidades públicas, tornou- se uma corrida acirrada para aqueles que desejam disputar uma destas vagas por meio de concurso público. É notório, que um dos critérios adotados pelas bancas avaliadoras são as redações com textos de cunho dissertativo argumentativo. Por não ser uma tarefa fácil dissertar um texto que atenda os critérios das bancas avaliadoras, a redação tornou-se um desafio para aqueles que sonham com uma vaga nas universidades. Por ser uma atividade bastante complexa, a produção de texto requer do aluno uma habilidade cognitiva, bem como uma boa enciclopédia lexical. A redação não avalia somente a escrita do candidato, mas também, a sua capacidade de expor seus conhecimentos diante de temas bastante relevante de cunho social. Diante de algumas adversidades encontradas por aqueles que assim desejam trabalhar textos dissertativos argumentativos, este trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia que venha facilitar todos que assim desejam superar os desafios das redações. Neste trabalho será abordado uma estratégia argumentativa de causa e consequência para superar os desafios das redações. A metodologia adotada neste trabalho consiste em pesquisas bibliográficas, de modo que viesse fundamentar os argumentos ora supracitados. Bem como, foram abordados temas considerados bastante relevante, que assim visse comtemplar a tese apresentada. Dentre eles encontra-se: a língua, a linguagem e a fala; a linguagem e o texto; a textualidade e seus cinco elementos; a argumentação; a linguagem discursiva; operadores argumentativos; coerência e coesão textual; a tipologia textual e seus gêneros; e os operadores de causa e consequência que tem como objetivo trabalhar a estratégia argumentativa de causa e consequência. Acredita-se, que com esta fundamentação apresentada neste trabalho, ajudará todos aqueles que assim desejarem superar os desafios das redações a se tronarem vencedores com uma redação nota mil. Este trabalho finaliza com uma análise de uma redação nota mil, no qual foi adotada como estratégia a causa e consequência. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_As relações de causa e consequência como estratégia em textos dissertativo-argumentativos.pdf | 692,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons