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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1934
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | NICOLLI, Aline Andréia | - |
dc.creator | CHAVES, Ester Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T20:06:58Z | - |
dc.date.available | 2022-07-19T20:06:58Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Ester Silva. Autoavaliação: da discussão teórica aos sentidos que emergem nos discursos de mestrandos em Educação em Ciências e Matemática. 2022. 100 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1934. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1934 | - |
dc.description.abstract | Self-assessment is an essential issue in the educational context. However, it still presents a timid production in Brazilian academic research, a fact that boosted the development of this dissertation, which is structured as follows: the first segment shows the theories of Metacognition by John Flavell and Ann Brown, and Humanist by Carl Rogers. Subsequently, it will introduce the theoretical-methodological framework by Michel Pêcheux and Eni Orlandi's Discourse Analysis. Self-assessment's integrative review and the knowledge of what is being addressed in educational research at the international level come in sequence. This research took place in four databases (SciELO, ScienceDirect, Scopus, and Web of Science) using a set of descriptors. Thus, one hundred and eighty-nine articles that covered the search criteria were identified. After reading the abstracts, twenty-seven articles were selected to be categorized, analyzed, and interpreted. The integrative review revealed that most reports were about self- assessment in the learning of students and teachers. Finally, the analysis of speeches about self-assessment from master's students contained in logbooks was analyzed following the French school, especially in the Pêcheux and Orlandi writings. The empirical corpus was systematized with the IRaMuTeQ software. Self-assessment absence in master students' speeches could be related to the need for the professor to guide the students' reflection on self-assessment, as well as the inexistence of this practice in the daily life of School/University. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source.uri | Disponível na internet via correio eletrônico: bsct@unifesspa.edu.br | pt_BR |
dc.subject | Autoavaliação | pt_BR |
dc.subject | Pesquisas em educação | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.title | Autoavaliação: da discussão teórica aos sentidos que emergem nos discursos de mestrandos em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RAMOS, Alessandra de Rezende | - |
dc.description.resumo | A autoavaliação é uma importante temática no contexto educacional. Entretanto, ainda apresenta uma tímida produção nas pesquisas educacionais brasileiras, fato que impulsionou o desenvolvimento desta dissertação, que está estruturada da seguinte forma: no primeiro segmento apresenta-se as teorias da Metacognição de John Flavell e Ann Brown, e Humanista de Carl Rogers. Posteriormente, será apresentado o referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. A seguir trata-se da revisão integrativa da temática autoavaliação, e o conhecimento do que está sendo abordado em pesquisas educacionais a nível internacional. Essa pesquisa ocorreu em quatro bancos de dados (SciELO, ScienceDirect, Scopus e, Web of Science) utilizando um conjunto de descritores. Assim, foram identificados cento e oitenta e nove artigos que abrangeram os critérios da pesquisa. Após a leitura dos resumos foram selecionados vinte e sete trabalhos para serem categorizados, analisados e interpretados. O resultado da revisão integrativa revelou que a maioria dos trabalhos versava sobre a autoavaliação na aprendizagem de alunos e professores. Por último, a Análise de discursos dos mestrandos, sobre a autoavaliação, contidos em diários de bordo, foi analisada seguindo a escola francesa, especialmente nos escritos de Pêcheux e Orlandi, e o corpus empírico foi sistematizado com o auxílio do software IRaMuTeQ. Como resultado foi observado a ausência da autoavaliação nos discursos, que pode relacionar-se com a necessidade de atenção, pelos professores da disciplina, para nortear a reflexão dos alunos para a autoavaliação, assim como a inexistência dessa prática no cotidiano da Escola/Universidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIFESSPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGECM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
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